tiffany canada abercrombie vendita beats headphones mezitang victoria secrets sale tiffany online
top

Dicas

Aproveite o que a água tem para oferecer

A água é um elemento essencial para a vida e que desempenha vários papéis no organismo do ser humano. O primeiro deles é o de formação. Cerca de 60% do corpo de um adulto é composto por água. O de um bebê recém-nascido chega a ter quase 80%, enquanto o das pessoas idosas tem cerca de 50% (conforme envelhecemos, vamos nos “desidratando”).

Outras funções da água são regular a temperatura corpórea; eliminar os resíduos metabólicos pela urina e fazer a distribuição de nutrientes pelo corpo através do sangue. Ela também atua no transporte de nutrientes até as células e ajuda a retirar o ácido lático, responsável pela sensação de dor e fadiga dos músculos.

Saiba como prevenir a sinusite

A sinusite é uma das doenças mais complexas que afetam as vias respiratórias. Os principais sintomas são a cabeça pesada, dificuldade para abrir os olhos e a respiração difícil.

Adultos e crianças sofrem desse mal, que nada mais é do que a inflamação dos seios da face, cavidades preenchidas por ar e que se comunicam com o nariz através de pequenos canais. Quando algum desses canais está obstruído, sofre acúmulo de secreção e a mucosa que reveste os seios incha. Daí se desencadeia o processo inflamatório.

Entre os principais sintomas da sinusite, destacam-se as tonturas, febre, perda de apetite, dores fortes nos ossos da face, olhos avermelhados e lacrimejantes, nariz com secreção verde e amarela em grande quantidade e com cheiro forte. Em algumas ocasiões, a sinusite se confunde com uma simples gripe.

Gripe, alergias, desvio do septo nasal e más condições climáticas são as principais causas que podem desencadear a sinusite.

Sustâncias do cigarro afetam saúde dos fumantes passivos

Você não fuma, mas acaba respirando a fumaça dos cigarros acesos ao seu redor. Talvez não saiba, mas você é fumante passivo. E, para completar a situação, a fumaça recebida pelo fumante passivo é tão prejudicial quanto à fumaça que invade os pulmões de um fumante.

Além de estarem expostos a substâncias perigosas, os fumantes passivos podem apresentar alergias, ataques de asma e bronquite e irritação nos olhos e nas vias respiratórias.

A fumaça respirada pelo fumante passivo é uma combinação de mais de 400 substâncias químicas, na forma de partículas e gases como o cianeto de hidrogênio, o dióxido de enxofre, o monóxido de carbono, a amônia e a nicotina.

É um problema de saúde pública que está presente em todos os países do mundo. Estima-se que 79% das pessoas estão expostas à “fumaça passiva” na Europa. Já nos Estado Unidos, o percentual é de 88%. Segundo a Sociedade do Câncer da Nova Zelândia, o fumo passivo é a terceira entre as principais causas de morte no país, depois do fumo ativo e do uso de álcool.

Atividade física e hipertensão arterial

Os efeitos da prática de exercício físico nas pessoas que sofrem com a hipertensão arterial não são percebidos apenas no controle da pressão. Eles também melhoram o nível do colesterol e diminuem o risco de que a pessoa se torne diabética.

Em pacientes hipertensos, que associam o exercício físico ao uso de medicação, o controle da pressão é bem mais fácil. Quando feitos regularmente, podem, inclusive, diminuir a quantidade de remédios necessários no tratamento da hipertensão arterial.

É importante ficar claro que a atividade física que traz benefícios não é somente aquela realizada em academias de ginástica ou de modo formal. As pessoas que trabalham em construção civil, por exemplo, se exercitam durante o trabalho diário. Em relação à população em geral, esses trabalhadores têm um menor risco de sofrer de algum problema cardiovascular.

Você pode facilmente incorporar a atividade física em sua rotina. Deixar o carro em casa e ir a pé para o trabalho, usar escadas ao invés do elevador e estacionar o carro um quarteirão antes e ir andando podem contribuir bastante para a sua saúde.

Vitamina C: o segredo está na dose certa de ingestão

É comum as pessoas acreditarem que quanto maior a ingestão de vitaminas no organismo, melhor. Por isso, consomem grandes quantidades de suplementos vitamínicos pensando que essas substâncias melhoram a saúde ou evitam o aparecimento de determinadas enfermidades, como o resfriado. No caso da Vitamina C, parece que já virou uma mania.

Não é bem assim. A necessidade diária de Vitamina C para a maioria das pessoas com idade igual ou superior a 15 anos é de 60 mg por dia. Nas mulheres grávidas, deve ser de 70mg e nos fumantes de 100mg, pelo menos. O Conselho de Alimentos e Nutrição da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos está recomendando que a ingestão diária passe de 60 para 100 a 200 mg. Como esta vitamina não pode ser armazenada no organismo, deve-se fazer a reposição diária, comendo cinco porções por dia de frutas e vegetais que contenham a Vitamina C.

Diferenças entre gripe e resfriado

Você sabe as diferenças entre gripe e resfriado?

Esses dois problemas de saúde são bem diferentes, principalmente no que diz respeito aos agentes desencadeadores. Mesmo assim, muita gente confunde os sintomas da gripe e do resfriado.

Em geral, os resfriados começam com uma coriza e obstrução nasal. A garganta pode ficar irritada e a tosse pode aparecer. É raro o doente apresentar dores no corpo ou aquele mal-estar, caracterizado pelo cansaço ou fraqueza. Já os sintomas da gripe são bem mais intensos – dores no corpo, mal-estar, obstrução nasal e dor na garganta. O resfriado dura de 4 a 7 dias, enquanto os sintomas da gripe podem permanecer até duas semanas.

Como se prevenir

  • Não fique em locais fechados. Mantenha o ar circulando para que os vírus não se concentrem no local
  • Se possível, lave as mãos com um anti-séptico. Eles ajudam a eliminar os germes que causam o resfriado ou a gripe
  • Beba bastante líquido: água, suco de frutas ou chás
  • Respire pelo nariz e não pela boca. A mucosa do nariz aquece e umedece o ar que respiramos. Isso evita que o ar frio chegue aos pulmões. Se você respira pela boca, o ar não recebe o tratamento adequado
  • Prefira os lenços de papel e sempre lave as mãos após assoar o nariz
  • Se você está resfriado ou com gripe, é melhor ficar em casa. Descansar ativa o sistema imunológico
  • Tenha uma alimentação saudável
  • Tome vitamina C. Em geral, recomenda-se 60mg por dia. A melhor maneira de conseguir a vitamina C é através de frutas ácidas, como laranja, limão, morango e tomate e verduras.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota Conjunta

24/01/18 10:13

Confira a nota conjunta emitida dia 23 de janeiro de 2018 na íntegra (arquivo e...

Leia Mais »

Concerto Ano Novo Santa Casa

19/12/17 09:02

O Concerto de Ano Novo Santa Casa vem de forma sublime, dar as boas-vindas ao An...

Leia Mais »

Abertura Natal Santa Casa

04/12/17 14:24

Você faz parte dessa história! Abertura do Natal Santa Casa, dia 05 de dezembr...

Leia Mais »

ACESSO RÁPIDO

bottom
Adidas ZX 750 Nike Air Max 90 BR Jordan Superfly 4 Adidas Schoenen Dames Nike Zoom Kobe 7 Обувь Nike Air Huarache Utility New Balance 928 Nike Air Odyssey Summit White Timberland Work Boots for Men MBT Chaussures Magasin ASICS Running Shoe Nike Hyperchase SP Air Force 1 Low UA Curry 1 Asics Aaron MBT Changa Adidas Zx 750 Negras Skechers Boots MBT Womens Wave White shoes Adidas Stan Smith Vulc Hemp