tiffany canada abercrombie vendita beats headphones mezitang victoria secrets sale tiffany online
top

Equipe Multidisciplinar

Dentro de uma unidade de saúde, o paciente deve ser tratado e acompanhado de forma integral e com atenção em todas as áreas, por isso, a Santa Casa disponibiliza uma equipe multidisciplinar que, além de médicos e enfermeiros, conta também com fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, terapeuta ocupacional, pedagoga, farmacêuticos e assistentes sociais, profissionais capacitados para o trabalho em conjunto e humanizado. A atuação que tem como modelo o cuidado específico destinado a cada paciente e a família durante o período de internação.

TERAPIA OCUPACIONAL

Oferece orientações que proporcionam melhorias ao paciente que, por razões ligadas a problemas físicos ou emocionais, apresenta limitações temporárias ou definitivas no dia a dia. O setor estimula a família como parceira no trabalho em conjunto. Soma de esforços que proporciona ao paciente atingir de forma mais rápida os objetivos do tratamento.

A terapia ocupacional está presente nos setores de internação, ortopedia, hemodiálise e na Unacon. Oferece atendimento específico a cada paciente, de acordo com suas necessidades. O trabalho também dispõe de grupos de acompanhamento às famílias e gestantes, além de oficinas terapêuticas mensais.

FISIOTERAPIA

A equipe de fisioterapeutas atua na prevenção e restabelecimento das funções respiratórias, neurológicas e motoras, através de exercícios que visam proporcionar ao paciente a recuperação de forma mais rápida e, com isso, reduzir o tempo de internação e oferecer melhor qualidade de vida, trabalho que é realizado nas Unidades de Internação (Alas, Pediatria, Maternidade), Unacon, Pronto Atendimento (Urgência/Emergência) e UTIs.

A equipe ainda é responsável pela realização de Ginástica Laboral com os funcionários da Santa Casa, curso de gestantes e serviço de acupuntura destinado aos pacientes da Unacon (Unidade de Atendimento de Alta Complexidade em Oncologia, com resultados positivos no tratamento e prevenção da xerostomia (secura excessiva da boca).

PSICOLOGIA

O setor oferece auxílio ao paciente e à família, com o objetivo de facilitar a aceitação de diagnósticos, tratamentos, preparação para intervenções e reabilitação. Contribui para que o paciente se conscientize, aceite e enfrente a doença e, com isso, reduzir a ansiedade e a depressão.

A equipe atua no atendimento individual de pacientes e familiares nos ambulatórios da Unacon, hemodiálise, ortopedia, cirurgia bariátrica, urgência e emergência e unidades de internação.

FARMÁCIA

O Farmacêutico Hospitalar desenvolve, entre outras atividades, a seleção, o armazenamento, o controle e a distribuição de medicamentos e materiais médico-hospitalares na unidade de saúde, de acordo com a demanda e pedidos nos diversos setores.

NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

O setor atua nos cuidados com a alimentação de cada paciente. Tem como meta oferecer um cardápio balanceado, com qualidade nutricional e quantidades adequadas para cada caso.

FONOAUDIOLOGIA

A Fonoaudiologia Hospitalar atua na prevenção e reabilitação dos pacientes das unidades de internação como Pediatria, Maternidade, Centro de Terapia Intensiva e Enfermaria, com atuação nas áreas de reabilitação oral, linguagem e audiologia. No berçário, pediatria e UTI é realizado trabalho com os recém-nascidos que apresentam dificuldade de sucção, para que desenvolvam a deglutição segura e funcional.

Na área de Audiologia, atenção ao Teste da Orelhinha nos bebês nascidos no hospital, com o objetivo de detectar as perdas auditivas precocemente e, com isso, minimizar as alterações de fala e linguagem.

BRINQUEDOTECA ESPAÇO DA CRIANÇA

Trabalho realizado desde 2005, no setor da Pediatria, tem como objetivo minimizar os traumas de internação. O setor atende em média 150 pacientes por mês, com idades de até 18 anos.

Todas as semanas, no período da manhã, são realizados trabalhos de recreação nos leitos e na brinquedoteca. Também é oferecido um acervo de mais de 270 brinquedos, além de livros e revistas. Ao longo do ano são organizadas comemorações em datas especiais como Páscoa, Dia das Mães, Dia das Crianças e Natal.

Dentro da Brinquedoteca também são realizados projetos que auxiliam na humanização e na qualidade de vida das crianças:

  • * ofurô para bebês: Este projeto é direcionado aos bebês de até 8 meses, principalmente para os prematuros. Auxilia no desenvolvimento do bebê, minimiza as dores das cólicas e relaxa a criança.
  • * roda de cantigas: Com a parceria de dois músicos voluntários, uma vez por semana acontecem músicas para as crianças, bebês e adultos. Além de ouvir e aumentar o vocabulário musical, as crianças aprendem ritmos e utilizam vários instrumentos como chocalhos e materiais de percussão.
  • * brincar e aprender não tem idade: Este projeto acontece semanalmente e oferece palestras educativas com temas de saúde.

SERVIÇO SOCIAL

O atendimento do Serviço Social atua em todos os setores do hospital e oferece acolhimento aos pacientes e familiares durante todo o período de tratamento. Auxilia o paciente no processo de inserção e reinserção no meio social e realiza avaliação socioeconômica para identificação das necessidades sociais.

Atua na formação de grupos de familiares com a equipe multiprofissional e, com isso, cria laços de solidariedade e ressalta a importância da participação familiar no projeto terapêutico.

Para que o trabalho multidisciplinar continue sendo válido e enriquecedor para os usuários, é necessário que cada profissional seja responsável por sua área de cuidados, prova a integração e o respeito mútuo. A atuação integrada de uma equipe multiprofissional é essencial para o sucesso do tratamento e prevenção de sintomas associados às doenças. É necessária, portanto, a transformação da Equipe Multidisciplinar em Interdisciplinar, para a manutenção e recuperação do estado físico e psicológico do paciente e da família.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Projeto "Bom dia Vida"

20/08/18 16:22

A Irmandade do Hospital da Santa Casa de Poços de Caldas, através de sua Diret...

Leia Mais »

Arraial Santa Casa

28/06/18 15:19

Participe do Arraial da Santa Casa! Dia 4 de agosto, no parque ecológico da zon...

Leia Mais »

Nota Conjunta

24/01/18 10:13

Confira a nota conjunta emitida dia 23 de janeiro de 2018 na íntegra (arquivo e...

Leia Mais »

ACESSO RÁPIDO

bottom
Adidas Barricade Boost 2016 Air Force 1 Flyknit High ASICS Tiger Shoes for Men Timberland Boat Boots Air Nike Huarache Cleats Adidas NMD Foot Locker Nike Flex Experience Run 4 Concepts X Asics 25th Nike ID Kyrie 1 Nike Zoom Hyperrev 2015 Asics Gel Lyte Iii Nike Kevin Durant KD 7 cipők Adidas Originals Schuhe Damen Black Sketcher Sneakers for Women Sandali MBT Panda Scarpe da uomo ASICS UA Stephen Curry 3 basketbalschoenen New Balance 674 Air Jordan 11 Jordan Melo M12