top

SANTA CASA FORMALIZA PARCERIA COM A UNIFENAS

04/02/10 11:51

Alunos do curso de medicina vão participar dos atendimentos em vários setores do hospital

A partir da próxima semana, alunos do quinto ano do curso de medicina da Unifenas começam a ser inseridos no cotidiano do hospital da Santa Casa. Aproximadamente 50 estudantes vão acompanhar o atendimento médico em cinco áreas: clínica médica e cirúrgica, obstétrica, pediátrica e ortopédica.
Os acadêmicos serão supervisionados pelos médicos que já atuam nestas especialidades dentro do hospital.
A parceria além de possibilitar aos estudantes a vivência da teoria na prática, também é o primeiro passo para o credenciamento da Santa Casa junto ao Ministério da Saúde e ao MEC como hospital de ensino. “Isso será um marco na história do hospital. Todos vão ganhar com esta parceria. Os alunos, os profissionais envolvidos e a comunidade. Soma de conhecimentos que vai resultar em qualidade no trabalho oferecido pelo hospital à comunidade”, ressalta Augusto Monteiro Guimarães, superintendente da Santa Casa.


Centro de Atendimento Ambulatorial

Para atender aos requisitos estabelecidos pelos Ministérios da Saúde e Educação, a Santa Casa investiu na implantação de um Centro de Atendimento Ambulatorial destinado à consultas específicas de pacientes do SUS egressos do hospital. O local terá cinco consultórios, auditório para palestras e espaço acadêmico.
Serão encaminhados para o setor os pacientes internados após receber alta. O paciente passa novamente pelo médico, recebe orientações e é encaminhado para a rede pública de saúde mais próxima de casa, como os PSF´s e Unidades Básicas. “No Centro de Atendimento Ambulatorial os alunos e o médico assistente terão a oportunidade de acompanhar a evolução do paciente. É um aprendizado a mais para os acadêmicos que terão contato do início ao fim do tratamento. Isso também é bom para o paciente que após sair do hospital terá direito a mais uma consulta e com isso ser referenciado, caso necessário, para outros serviços da rede municipal de saúde”, explica Dr. Adnei de Moraes, coordenador do Programa Hospital de Ensino Santa Casa/ Unifenas.
O Centro de Atendimento Ambulatorial vai funcionar em uma casa em frente ao setor de urgência e emergência do hospital, na Praça Francisco Escobar, 149. O local passa por reformas e as obras serão concluídas nos próximos dias.

Aula inaugural

Para marcar o início das atividades os alunos participam de uma cerimônia nesta segunda-feira, 08, no Espaço Cultural da Urca, às 10h. Estarão presentes integrantes da diretoria da Santa Casa, autoridades municipais, a reitora da Unifenas, Prof. Dra. Maria do Rosário Araújo Vellano e o coordenador da faculdade de Ciências Médicas de Alfenas, Professor Dr. Adelino Moreira de Carvalho.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota Conjunta

24/01/18 10:13

Confira a nota conjunta emitida dia 23 de janeiro de 2018 na íntegra (arquivo e...

Leia Mais »

Concerto Ano Novo Santa Casa

19/12/17 09:02

O Concerto de Ano Novo Santa Casa vem de forma sublime, dar as boas-vindas ao An...

Leia Mais »

Abertura Natal Santa Casa

04/12/17 14:24

Você faz parte dessa história! Abertura do Natal Santa Casa, dia 05 de dezembr...

Leia Mais »

ACESSO RÁPIDO

bottom
Jordan Super Fly 3 Under Armour Curry 2 All Star ASICS Running Shoe UA Curry 2 Rainmaker Skechers Go Flex Sandals Asics Onitsuka Tiger Mexico 66 Nike Air Force Boots Nike Zoom Hyperrev 2016 Jordan Melo M12 Adidas Springblade Drive 2.0 Adidas Pure Boost X Trainer Timberland Leather Hiking Boots Asics Onitsuka Tiger Mexico Mid Nike Hyperchase SP Adidas NMD R1 New Balance 928 MBT Monroe MI Nike Flex Run Kyrie 2 Men's Basketball Shoe Air Force 1 Flyknit