top

Santa Casa orienta pacientes sobre cirurgia bariátrica

22/08/13 15:14

Na final da manhã de terça-feira, 20, a Santa Casa de Poços de Caldas reuniu cerca de 100 pacientes de Poços e outras 35 cidades da região, que estão em acompanhamento ou que aguardam avaliação para realizarem a cirurgia bariátrica.


A reunião aconteceu no ambulatório de egressos do hospital e contou com toda a equipe multidisciplinar do serviço de assistência de alta complexidade ao indivíduo com obesidade. Na ocasião, os médicos e equipe explicaram a importância da avaliação e do acompanhamento pré e pós-operatório. “Essa reunião envolve vários aspectos, tem o caráter expositivo, quando a equipe que faz parte do tratamento de obesidade faz suas colocações, e tem o lado interativo, que é quando os pacientes podem tirar dúvidas, trocar experiências e ouvir depoimentos. É importante que todos estejam conscientes de que o tratamento é complexo, não é só a cirurgia, tem outros fatores que trabalhamos para que se tenha bons resultados no futuro”, explica o cirurgião Dr. Juliano Rodrigues de Oliveira.


Entre os pacientes, Luciane Aparecida do Nascimento, de 33 anos, da cidade de Carvalhópolis, conta que sofre com problemas de saúde devido ao excesso de peso, e que a cirurgia foi a solução encontrada para que tenha mais qualidade de vida. “Eu comecei a engordar demais, mas no início deste ano o meu médico recomendou a cirurgia porque estou com problemas no coração e essa seria a maneira mais rápida para que eu perdesse peso e não corresse riscos. Estou fazendo o acompanhamento aqui há dois meses e aguardo ansiosa chegar a minha vez. É uma questão de saúde mesmo”, diz.


O cirurgião destaca ainda o trabalho feito pela psicóloga e nutricionista, que acompanham todas as fases do procedimento. Cada paciente é avaliado individualmente e passa por uma reeducação alimentar e psicológica. “A equipe avalia caso por caso e é preciso que o paciente siga as orientações. Antes da cirurgia é preciso conhecer o histórico, o estado emocional, tudo isso faz diferença. O acompanhamento pós-operatório tem duração de 18 meses e nesse período vamos avaliar como o paciente reage, ajudar na readaptação com novos hábitos e ver como ele responde a tudo. Por isso o trabalho da equipe é essencial”, enfatiza.


Santa Casa e a Cirurgia Bariátrica



A Santa Casa de Poços de Caldas é o único hospital da região credenciado a realizar a cirurgia bariátrica pelo SUS. O credenciamento foi feito através da portaria 1180 de outubro de 2012, cadastrando o hospital como Unidade de Assistência de Alta Complexidade ao Paciente de Obesidade Grave. Desde maio já foram realizadas 15 cirurgias em pacientes de diversas cidades da região e segundo o coordenador da unidade, a intenção é que sejam realizados oito procedimentos por mês.


A cirurgia bariátrica é também conhecida como cirurgia de redução do estômago e é indicada quando a obesidade chega a um nível crítico e o paciente não consegue reduzir o peso, o que pode causar agravamentos na saúde.



ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em parceria com a PUC, Santa Casa disponibiliza ginástica laboral para os funcionários

17/10/18 15:18

Intenção da diretoria do hospital é melhorar o ambiente de trabalho para que ...

Leia Mais »

“Princesas e palhaços” deram o tom da Semana da Criança na Santa Casa

17/10/18 15:16

Funcionárias vestidas de princesas e Doutores da Alegria do curso de Medicina d...

Leia Mais »

Santa Casa alerta para golpistas que usam o nome do hospital

15/10/18 11:54

Passageiros de transporte público relataram que homem pedia dinheiro para compr...

Leia Mais »

ACESSO RÁPIDO

bottom
Jordan Super Fly 3 Under Armour Curry 2 All Star ASICS Running Shoe UA Curry 2 Rainmaker Skechers Go Flex Sandals Asics Onitsuka Tiger Mexico 66 Nike Air Force Boots Nike Zoom Hyperrev 2016 Jordan Melo M12 Adidas Springblade Drive 2.0 Adidas Pure Boost X Trainer Timberland Leather Hiking Boots Asics Onitsuka Tiger Mexico Mid Nike Hyperchase SP Adidas NMD R1 New Balance 928 MBT Monroe MI Nike Flex Run Kyrie 2 Men's Basketball Shoe Air Force 1 Flyknit