top

Outubro Rosa da UNACON começa com informação e desfile das pacientes

09/10/15 07:02

Uma manhã cheia de sorrisos, flores, cores e autoestima lá em cima. Assim foi o primeiro dia da programação especial da UNACON (Unidade de Atendimento de Alta Complexidade em Oncologia) da Santa Casa de Poços de Caldas no Outubro Rosa, que começou nesta terça-feira, dia 06.

Na sala de espera da Unidade, as pacientes eram maquiadas antes de entrar na ‘passarela’. Para abrir as atividades, o médico mastologista da UNACON, dr. Ricardo Laier, falou sobre a importância da prevenção primária, baseada em um estilo de vida saudável, e da secundária, com a realização de exames clínicos e da mamografia. Além disso, o especialista destacou o foco da UNACON, que é tratar o paciente com boa qualidade de vida, explicando que o câncer de mama, se diagnosticado no início, tem alto índice de cura.

“Aqui contamos com uma equipe multidisciplinar, o que traz uma resposta melhor ao tratamento. Destaco como é preciso disseminar informações sobre a importância da prevenção e de como o câncer pode ser curado e permite ter uma vida normal”, disse.

Entre as pacientes estava Júlia Marisa Carlin Teodoro, de 53 anos. Diagnosticada com câncer no ovário em 2005, ela não deixou a doença abatê-la. Sorridente, Júlia ficou animada com a maquiagem e com o desfile promovido pela UNACON. Ao falar do tratamento, demonstrou muita vontade de viver. “Eu não fico nervosa, nem desanimo, falo isso pra todo mundo. Se eu tenho que passar por isso, prefiro passar bem”. Sobre as atividades do Outubro Rosa, Júlia não hesitou. “É muito importante pra todas, pra autoestima, né?”

Dinalva Aparecida de Oliveira Brandão vem de Itajubá fazer tratamento em Poços. Diagnosticada com câncer de mama há quase nove anos, o tumor se espalhou para os ossos. Hoje, por mais difícil que seja a caminhada, Dinalva conta com o apoio da família e não perde a fé. “Eu não fico me lamentando. Não tem sido fácil, mas eu sou uma pessoa de muita fé, a minha família me ajuda muito, então é por eles que eu luto”, contou.

A programação especial do Outubro Rosa da UNACON continua até o final do mês. Todas as terças pela manhã haverá atividades como massagem facial, oficina de lenços e dança.

Fotos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota Conjunta

24/01/18 10:13

Confira a nota conjunta emitida dia 23 de janeiro de 2018 na íntegra (arquivo e...

Leia Mais »

Concerto Ano Novo Santa Casa

19/12/17 09:02

O Concerto de Ano Novo Santa Casa vem de forma sublime, dar as boas-vindas ao An...

Leia Mais »

Abertura Natal Santa Casa

04/12/17 14:24

Você faz parte dessa história! Abertura do Natal Santa Casa, dia 05 de dezembr...

Leia Mais »

ACESSO RÁPIDO

bottom
Jordan Super Fly 3 Under Armour Curry 2 All Star ASICS Running Shoe UA Curry 2 Rainmaker Skechers Go Flex Sandals Asics Onitsuka Tiger Mexico 66 Nike Air Force Boots Nike Zoom Hyperrev 2016 Jordan Melo M12 Adidas Springblade Drive 2.0 Adidas Pure Boost X Trainer Timberland Leather Hiking Boots Asics Onitsuka Tiger Mexico Mid Nike Hyperchase SP Adidas NMD R1 New Balance 928 MBT Monroe MI Nike Flex Run Kyrie 2 Men's Basketball Shoe Air Force 1 Flyknit