top

Santa Casa realiza ação pelo Dia Mundial de Higienização das Mãos

09/05/16 13:29

Para celebrar o Dia Mundial de Higienização das mãos, comemorado no dia 05 de maio, a Santa Casa de Poços de Caldas promoveu atividades e distribuiu materiais informativos sobre o tema. De forma lúdica, a equipe da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) montou um painel com fotos de funcionários de todos os setores do hospital, com os dizeres: “Vamos vencer a guerra contra os micro-organismos! We can do it!”. As fotos foram inspiradas no famoso cartaz da norte-americana Rosie Monroe, que serve de base para diversas campanhas motivacionais em vários países.

Assim como em todo o mundo, as ações visam conscientizar os profissionais de saúde e também pacientes e visitantes da instituição sobre a importância da higienização das mãos na prevenção e redução de infecções e transmissão de germes. A data foi instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2007, justamente com o objetivo de alertar para a importância desse ato para a promoção da saúde.

O ato de lavar as mãos pode parecer um hábito banal na rotina do dia a dia, mas é extremamente eficiente no controle de infecções. Por isso, há uma mobilização mundial em torno do tema. “A higienização das mãos é a maneira mais adequada, menos dispendiosa e que mais dá resultados com relação ao controle das infecções, por isso nós resolvemos trabalhar de forma lúdica, pra conscientizar a todos. A brincadeira de travar uma guerra contra os micro-organismos chamou a atenção e nós envolvemos não só a equipe como também os pacientes, com as plaquinhas “Você higienizou as mãos antes de tocar em mim”? E a resposta “Eu higienizei as mãos antes de tocar em você”. A conscientização é muito importante e não só em nível de Santa Casa, mas mundial, é algo que precisamos trabalhar mesmo e estar sempre lembrando”, explica Priscilla Ariana Silva Marques, enfermeira da CCIH.

De acordo com o médico infectologista da Santa casa de Poços, Dr. Mário Krugner Lopes, com a resistência das bactérias aos antibióticos há um alerta para que as pessoas deem a devida importância à higienização das mãos. “Estamos tendo cada vez mais germes no mundo, então precisamos conter isso, e a medida principal, primordial e que não tem custo algum é somente uma questão de atitude, é a higienização das mãos e isso vale não só para equipes de saúde, mas para a comunidade, para todos os que têm contato com os pacientes”, destacou.

Fotos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em parceria com a PUC, Santa Casa disponibiliza ginástica laboral para os funcionários

17/10/18 15:18

Intenção da diretoria do hospital é melhorar o ambiente de trabalho para que ...

Leia Mais »

“Princesas e palhaços” deram o tom da Semana da Criança na Santa Casa

17/10/18 15:16

Funcionárias vestidas de princesas e Doutores da Alegria do curso de Medicina d...

Leia Mais »

Santa Casa alerta para golpistas que usam o nome do hospital

15/10/18 11:54

Passageiros de transporte público relataram que homem pedia dinheiro para compr...

Leia Mais »

ACESSO RÁPIDO

bottom
Jordan Super Fly 3 Under Armour Curry 2 All Star ASICS Running Shoe UA Curry 2 Rainmaker Skechers Go Flex Sandals Asics Onitsuka Tiger Mexico 66 Nike Air Force Boots Nike Zoom Hyperrev 2016 Jordan Melo M12 Adidas Springblade Drive 2.0 Adidas Pure Boost X Trainer Timberland Leather Hiking Boots Asics Onitsuka Tiger Mexico Mid Nike Hyperchase SP Adidas NMD R1 New Balance 928 MBT Monroe MI Nike Flex Run Kyrie 2 Men's Basketball Shoe Air Force 1 Flyknit