top

PESQUISA MOSTRA QUE USUÁRIOS DA SANTA CASA APROVAM ATENDIMENTO FEITO PELOS ESTAGIÁRIOS DE MEDICINA

01/05/10 12:36

Trabalho realizado pelos estudantes em diversos setores do hospital, com a supervisão dos médicos da Santa Casa, tem avaliação positiva da comunidade


Desde o início do mês de fevereiro, estudantes do quinto ano do curso de medicina da Unifenas, participam dos atendimentos em diversas áreas no hospital. Através da supervisão dos médicos que já atuam nestas especialidades, os acadêmicos têm a oportunidade de aprender na prática como é lidar com pacientes nas clínicas médica e cirúrgica, obstétrica, pediátrica, anestesiológica, ortopédica e traumatológica.
O serviço ainda se estende ao Centro de Atendimento Ambulatorial, um espaço preparado para receber os pacientes do SUS egressos do hospital. O Centro tem cinco consultórios, auditório para palestras e espaço acadêmico. No local o paciente passa novamente pelo médico, recebe orientações e é encaminhado para a rede pública de saúde mais próxima de casa, como os PSF´s e Unidades Básicas.
Modificações no dia a dia do hospital que foram necessárias para receber o programa de estágio em regime de internato e que são de grande importância para que a Santa Casa seja reconhecida pelo MEC como hospital de ensino.
O trabalho dos acadêmicos em regime de internato desde o início, foi aprovado pelo corpo clínico da Santa Casa e demais funcionários, que viram na parceria com a universidade, uma forma de capacitação através da troca de experiências, mas os principais beneficiados foram os pacientes do SUS atendidos pelo hospital.
Através de pesquisa realizada pela coordenação do Programa Hospital de Ensino Santa Casa/ Unifenas, os pacientes puderam avaliar o atendimento recebido em cada uma das clínicas onde os estagiários atuam, incluindo os serviços do Centro de Atendimento Ambulatorial. A boa notícia foi que boa parte dos entrevistados aprovaram a parceria e acharam que isso foi bom para a saúde em Poços de Caldas.

Pesquisa de satisfação
Participaram da pesquisa 110 usuários do SUS internados no hospital da Santa Casa atendidos pelos médicos supervisores de ensino e alunos no ambulatório de egressos ou no setor de ortopedia durante o mês de abril. Deste total, cinco questionários foram descartados devido a erros de preenchimento. Os pacientes responderam a cinco perguntas e para cada uma delas, poderiam dar nota de um a dez, além de utilizar o espaço destinado a sugestões e críticas. “A avaliação feita com os profissionais e funcionários da Santa Casa já foi considerada positiva, mas tínhamos a necessidade de conhecer de perto a opinião de nossos usuários, uma vez que o serviço é destinado à eles e devemos sempre estar em busca da qualidade no trabalho”, ressalta Dr. Adnei Pereira de Moraes, coordenador do Programa Hospital de Ensino Santa Casa/ Unifenas.

Resultados por área médica avaliada
Através da apuração dos dados, foi estabelecido um comparativo entre os índices de satisfação das cinco áreas médicas avaliadas pelos usuários:

(% média)
Tratamento recebido: 89%
Vantagem para os usuários: 87%
Importância para Poços: 93%
Estrutura hospitalar: 85%
Comprometimento dos médicos: 80%

Os resultados mostram que os usuários do hospital têm aprovado o trabalho dos universitários e as parcerias com Instituições de Ensino não param por aí. Alunos do curso de enfermagem, psicologia e fisioterapia da PUC Minas já contribuem com o atendimento, alunos do curso técnico em radiologia do Colégio Meta e Técnicos em enfermagem da Escola Profissional Dom Bosco também acompanham os atendimentos e através da Santa Casa, prestam serviços à comunidade. “O resultados da pesquisa mostram que não há dúvidas que a Santa Casa será, em breve, hospital de ensino para Poços de Caldas e região. O município hoje tem potencial para trazer uma faculdade de ciências médicas e a Santa Casa pode oferecer suporte ao ensino”, comenta.
Outra novidade no campo da educação, é que o Centro de Estudos Dr. Benedictos Cauby Ferreira e Silva, será reativado. O local vai oferecer cursos de educação continuada aos funcionários, estudantes e profissionais da saúde, através de aulas semanais. “O Centro foi criado já há algum tempo e agora retorna com a nobre missão de capacitar os jovens estudantes e atualizar os médicos e demais funcionários do Corpo Clínico da Santa Casa, utilizando-se do auditório em fase de conclusão no Espaço Acadêmico, em frente ao ambulatório do hospital. São atividades importantes que garantem o início do programa científico da Santa Casa. A busca da capacitação só tem a melhorar cada vez mais os atendimentos no hospital”, finaliza.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em parceria com a PUC, Santa Casa disponibiliza ginástica laboral para os funcionários

17/10/18 15:18

Intenção da diretoria do hospital é melhorar o ambiente de trabalho para que ...

Leia Mais »

“Princesas e palhaços” deram o tom da Semana da Criança na Santa Casa

17/10/18 15:16

Funcionárias vestidas de princesas e Doutores da Alegria do curso de Medicina d...

Leia Mais »

Santa Casa alerta para golpistas que usam o nome do hospital

15/10/18 11:54

Passageiros de transporte público relataram que homem pedia dinheiro para compr...

Leia Mais »

ACESSO RÁPIDO

bottom
Jordan Super Fly 3 Under Armour Curry 2 All Star ASICS Running Shoe UA Curry 2 Rainmaker Skechers Go Flex Sandals Asics Onitsuka Tiger Mexico 66 Nike Air Force Boots Nike Zoom Hyperrev 2016 Jordan Melo M12 Adidas Springblade Drive 2.0 Adidas Pure Boost X Trainer Timberland Leather Hiking Boots Asics Onitsuka Tiger Mexico Mid Nike Hyperchase SP Adidas NMD R1 New Balance 928 MBT Monroe MI Nike Flex Run Kyrie 2 Men's Basketball Shoe Air Force 1 Flyknit