top

PROFISSIONAIS DA SAÚDE PARTICIPAM DE CURSO DE CAPACITAÇÃO PROMOVIDO PELA SANTA CASA E UNIFENAS

04/05/10 12:40

Palestras ministradas pelos médicos do hospital atraem estudantes, profissionais da cidade e região


Segue até amanhã o 1º Simpósio de Urgência e Emergência realizado através da parceria entre a Santa Casa e a Unifenas. O evento reserva aos participantes palestras com temas relacionados ao atendimento emergencial em diversas áreas, ministradas pelos médicos que atuam na Santa Casa em cada uma das especialidades abordadas durante os três dias de estudos.
Participam do Simpósio estudantes e profissionais da saúde que aproveitam para buscar capacitação na própria cidade, através da troca de experiências. “Vim para ter uma experiência diferente daquela que tenho durante o curso. Esta é uma área que todos os profissionais precisam saber lidar com agilidade para salvas vidas. Eu espero aprender muito, já que futuramente pretendo atuar em situações de resgate, no SAMU, por exemplo”, relata Tânia Dias da Silva, estudante de curso técnico em enfermagem.
Durante o Simpósio são abordados temas como: Urgências e Emergências Pediátricas, Atendimento Pré-hospitalar, Doenças das Vias Biliares - Abdome Agudo, Urgências e Emergências Ortopédicas, Parada Cardiorrespiratória, Atendimento ao Politraumatizado e Urgência e Emergência Urológica. Na palestra de abertura, com o tema Doenças Coronarianas Agudas, destaque para o médico cardiologista e coordenador da UTI Adulto da Santa Casa, Dr. José Tasca, que ressaltou a importância do socorro imediato para garantir a saúde dos pacientes infartados. “O tratamento mudou nas últimas décadas e as condições de atendimento influenciaram na queda do índice de mortalidade nestes casos. A agilidade é importante. Em cardiologia a gente fala que músculo é tempo e tempo é vida, porque quanto mais se demora para ter o atendimento correto, mais chances de morte o paciente tem”, explica.
Membro da Irmandade do Hospital da Santa e presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas, o deputado estadual Carlos Mosconi, prestigiou o primeiro dia de estudos e ressaltou a importância da troca de conhecimentos entre profissionais e estudantes, ainda mais nesta área que precisa da atenção das autoridades e gestores do sistema de saúde. “Eu espero que este seja apenas o primeiro de uma longa série de simpósios que são muito importantes. São momentos de muita informação, troca de experiência e de opiniões focadas em uma área crucial da saúde. A urgência e emergência é hoje uma especialidade de média e alta complexidade, por isso a capacitação dos profissionais inseridos neste setor é tão importante”, comenta.
O Simpósio foi realizado a pedido dos alunos da Unifenas que participam do estágio na Santa Casa. Para os acadêmicos, a oportunidade de novo aprendizado e para os profissionais da Santa Casa, o simpósio possibilita integração com os demais trabalhadores da saúde e com aqueles que futuramente vão atuar no setor. “Neste simpósio participam todos os profissionais da Santa Casa. É importante prestigiar aqueles que para os alunos são referências profissionais. Para os próximos eventos pretendemos convidar professores e outros profissionais das grandes escolas de medicina do país. Estamos satisfeitos com esta primeira edição do Simpósio, nosso objetivo foi alcançado, já que hoje nos prestigiam não só estudantes da área de saúde das universidades de Poços de Caldas, mas também demais profissionais do setor”, comenta Dr. Dênis Claudino Silva, clínico geral e um dos coordenadores do Programa Hospital de Ensino Santa Casa/ Unifenas.
O simpósio é realizado no Auditório do Hotel Nacional e termina amanhã às 22h.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota Conjunta

24/01/18 10:13

Confira a nota conjunta emitida dia 23 de janeiro de 2018 na íntegra (arquivo e...

Leia Mais »

Concerto Ano Novo Santa Casa

19/12/17 09:02

O Concerto de Ano Novo Santa Casa vem de forma sublime, dar as boas-vindas ao An...

Leia Mais »

Abertura Natal Santa Casa

04/12/17 14:24

Você faz parte dessa história! Abertura do Natal Santa Casa, dia 05 de dezembr...

Leia Mais »

ACESSO RÁPIDO

bottom
Jordan Super Fly 3 Under Armour Curry 2 All Star ASICS Running Shoe UA Curry 2 Rainmaker Skechers Go Flex Sandals Asics Onitsuka Tiger Mexico 66 Nike Air Force Boots Nike Zoom Hyperrev 2016 Jordan Melo M12 Adidas Springblade Drive 2.0 Adidas Pure Boost X Trainer Timberland Leather Hiking Boots Asics Onitsuka Tiger Mexico Mid Nike Hyperchase SP Adidas NMD R1 New Balance 928 MBT Monroe MI Nike Flex Run Kyrie 2 Men's Basketball Shoe Air Force 1 Flyknit