top

CLÍNICA DE HEMODIÁLISE OFERECE ATENDIMENTO MENSAL A MAIS DE 90 PACIENTES DA REGIÃO

04/08/10 06:12

Prevenção e diagnóstico precoce garantem mais qualidade no tratamento

Três vezes por semana, quatro horas de repouso no ponto de diálise. Luta semanal em prol da qualidade de vida. Esta é a rotina dos pacientes que recebem atendimento na Clínica de Hemodiálise do Hospital da Santa Casa. Por mês o setor atende a mais de 90 pacientes vindos de cidades que compõem a micro-regional estipulada pela Secretaria Estadual de Saúde. Além de Poços de Caldas, o setor atende Andradas, Caldas, Santa Rita de Caldas, Ibitiura de Minas e Bandeira do Sul.
A demanda é composta por doentes crônicos que chegaram à diálise por causa de outras doenças não identificadas precocemente ou tratadas de forma incorreta, como: hipertensão, diabetes e infecções renais. Gente que na maioria das vezes, têm no transplante de rins a única solução e aguardam na fila há anos. “A espera é relativa. Os pacientes muitas vezes estão cadastrados para o transplante em São Paulo, mas a regional em Pouso Alegre, também recebe os pedidos”, comenta Dr. João Alberto Góes Brandão, médico responsável pelo setor de hemodiálise da Santa Casa.
Hoje a Clínica dispõe de 18 pontos de diálise, destes, dois são separados para uso exclusivo de doentes renais portadores de hepatites B e C. “Os pacientes passam pela clínica três vezes por semana. Funcionamos em esquema de plantão e disponibilizamos horários na parte da manhã, tarde e noite, de segunda a sábado. Atendemos pacientes de todas as idades, mas atualmente, o pico de usuários da clínica se concentra em dois grupos: o de pessoas com idades entre 40 e 50 anos e acima dos 70”, explica.
Os doentes renais crônicos também recebem acompanhamento da equipe multidisciplinar do hospital que oferece dicas de como viver mais e melhor. “Nós tentamos fazer o possível para atender bem a todos os usuários, sabemos que a demanda é grande, mas acreditamos que num futuro próximo vamos conseguir expandir a Clínica e atender mais gente”, afirma.

Família e esperança, a luta pela vida.

Amadeu Santos, 68 anos. Há quatro, descobriu que os rins já não funcionavam de forma correta e foi preciso recorrer à hemodiálise. Pai de três filhos e a espera do primeiro neto, ele se apega no amor à família para seguir em frente no tratamento. “A gente vem pra cá em busca de mais qualidade de vida. Aqui, enquanto espero, penso na minha família, no quanto quero ter saúde para estar ao lado dela. Graças a Deus tenho o apoio dos meus filhos e da minha esposa, eles me ajudam sempre!”, conta.
No dia 08 de agosto comemora-se o Dia dos Pais e Amadeu garante, ser pai é mais que um dom, é ter amor e fé. “Para aqueles pais que lutam pela vida, assim como eu, desejo que tenhamos muita fé para lutar pela nossa saúde e acreditar que vamos conseguir a cura e até um transplante! Tenho fé e sei que Deus nos ampara!”, finaliza.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em parceria com a PUC, Santa Casa disponibiliza ginástica laboral para os funcionários

17/10/18 15:18

Intenção da diretoria do hospital é melhorar o ambiente de trabalho para que ...

Leia Mais »

“Princesas e palhaços” deram o tom da Semana da Criança na Santa Casa

17/10/18 15:16

Funcionárias vestidas de princesas e Doutores da Alegria do curso de Medicina d...

Leia Mais »

Santa Casa alerta para golpistas que usam o nome do hospital

15/10/18 11:54

Passageiros de transporte público relataram que homem pedia dinheiro para compr...

Leia Mais »

ACESSO RÁPIDO

bottom
Jordan Super Fly 3 Under Armour Curry 2 All Star ASICS Running Shoe UA Curry 2 Rainmaker Skechers Go Flex Sandals Asics Onitsuka Tiger Mexico 66 Nike Air Force Boots Nike Zoom Hyperrev 2016 Jordan Melo M12 Adidas Springblade Drive 2.0 Adidas Pure Boost X Trainer Timberland Leather Hiking Boots Asics Onitsuka Tiger Mexico Mid Nike Hyperchase SP Adidas NMD R1 New Balance 928 MBT Monroe MI Nike Flex Run Kyrie 2 Men's Basketball Shoe Air Force 1 Flyknit