top

SANTA CASA OFERECE TESTE DA ORELHINHA NA UTI NEONATAL

10/08/10 16:23

Recém-nascidos têm acompanhamento de fonoaudiólogas

O Teste da Orelhinha ou Triagem Auditiva Neonatal deve ser feito logo nos primeiros dias de vida. O exame é capaz de detectar algum tipo de perda auditiva que, se for tratada antes dos seis meses de idade, garante ao bebê o desenvolvimento da linguagem muito próximo ao da criança ouvinte.
Na UTI Neonatal e Pediátrica da Santa Casa, três fonoaudiólogas da equipe multidisciplinar do hospital, realizam o teste durante o período de internação da criança. O objetivo é garantir o exame dentro do período adequado e evitar que, por causa do longo tratamento o bebê, mesmo que prematuro, só passe pelo teste meses depois do nascimento. “Antes nós esperávamos que a criança tivesse alta e só depois realizávamos o teste. Agora, temos uma rotina, uma vez por semana vamos até a UTI Neonatal, avaliamos os bebês e acompanhamos o desenvolvimento da audição até o primeiro ano de vida”, explica Flávia Barbosa Vasconcellos de Freitas, fonoaudióloga.
“A deficiência auditiva em recém-nascidos é mais comum do que se imagina. De acordo com a estatística mundial de Incidência de Perda Auditiva, a cada mil bebês nascidos vivos normais, de 1 a 6 podem apresentar problemas na audição. Já em bebês de UTI, a estatística mostra que, a cada 100 crianças nascidas, de 1 a 4 podem ter deficiência auditiva”, relata Caroline Beatriz Pizzo, fonoaudióloga.

Centro de Atendimento Ambulatorial
Na Santa Casa o Teste da Orelhinha também é oferecido para os bebês que não estão internados na UTI. Após receber alta, o recém-nascido é encaminhado ao Centro de Atendimento Ambulatorial onde o Teste é realizado com o acompanhamento profissional. “É um exame indolor e demora de 5 a 10 minutos é feito pelo fonoaudiólogo durante o sono natural do bebê. Quando há falha o teste é remarcado e se ainda assim não conseguir os resultados aceitáveis, o bebê é encaminhado para exames específicos. Atualmente na Santa Casa, são realizados cerca de 200 testes mensais”, explica a Juliana Diniz, fonoaudióloga.

UTI Neonatal e Pediátrica
Além do Teste da Orelhinha, os bebês da UTI realizam o Teste do Pezinho e recebem vacina contra a hepatite B. “Queremos oferecer o melhor atendimento e possibilitar qualidade de vida para estes bebês tão desejados pelas famílias. Nosso papel é cuidar com carinho e atenção para que eles saiam daqui recuperados”, afirma Josiane Celis de Almeida, coordenadora da UTI Neonatal.
No setor são oferecidos oito leitos, equipados com aparelhagem moderna que possibilita melhor acompanhamento dos bebês. O trabalho é feito em parceria com diversos profissionais, entre eles, fisioterapeutas que auxiliam nos cuidados com a respiração e desenvolvimento da parte motora dos prematuros. “Auxiliamos na recuperação dos bebês com atenção principalmente na respiração e estimulação de movimentos, cuidados que garantem melhor desenvolvimento da criança mesmo estando fora do útero materno”, comenta Ludmila Maran, fisioterapeuta.
Na UTI Neonatal a família conta com suporte psicológico que oferece apoio durante e após o período de internação do recém-nascido. “Fazemos um trabalho de acolhimento das famílias. Acompanhamos junto com elas o decorrer do tratamento da criança. Procuramos estar sempre ao lado deles e amenizar este período de preocupação e cuidados”, relata Maria Julieta Vale, psicóloga.
Para quem convive diariamente a luta pela vida, o auxílio neste momento é fundamental. “Quando recebemos a notícia de que meu filho seria levado para a UTI foi uma angústia muito grande, mas com o passar do tempo e o auxílio de tantas pessoas, eu e minha família nos sentimos fortalecidos num momento tão delicado. Tenho um carinho muito grande por todos que cuidam do meu filho aqui”, relata uma das mães que acompanha o período de internação do filho.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em parceria com a PUC, Santa Casa disponibiliza ginástica laboral para os funcionários

17/10/18 15:18

Intenção da diretoria do hospital é melhorar o ambiente de trabalho para que ...

Leia Mais »

“Princesas e palhaços” deram o tom da Semana da Criança na Santa Casa

17/10/18 15:16

Funcionárias vestidas de princesas e Doutores da Alegria do curso de Medicina d...

Leia Mais »

Santa Casa alerta para golpistas que usam o nome do hospital

15/10/18 11:54

Passageiros de transporte público relataram que homem pedia dinheiro para compr...

Leia Mais »

ACESSO RÁPIDO

bottom
Jordan Super Fly 3 Under Armour Curry 2 All Star ASICS Running Shoe UA Curry 2 Rainmaker Skechers Go Flex Sandals Asics Onitsuka Tiger Mexico 66 Nike Air Force Boots Nike Zoom Hyperrev 2016 Jordan Melo M12 Adidas Springblade Drive 2.0 Adidas Pure Boost X Trainer Timberland Leather Hiking Boots Asics Onitsuka Tiger Mexico Mid Nike Hyperchase SP Adidas NMD R1 New Balance 928 MBT Monroe MI Nike Flex Run Kyrie 2 Men's Basketball Shoe Air Force 1 Flyknit