top

NOVOS MÉTODOS DE HIGIENIZAÇÃO BUCAL SÃO IMPLANTADOS NO CTI ADULTO DA SANTA CASA

18/08/10 15:39

Mudanças vão possibilitar mais qualidade no tratamento e tornam o setor referência na região neste tipo de procedimento

Os cuidados adequados com a higiene bucal dos pacientes internados no Centro de Terapia Intensiva (CTI) podem evitar que infecções, como a pneumonia, se tornem reincidentes. O motivo é que na boca mal higienizada estão alojados inúmeros microorganismos que se forem aspirados, em um paciente já debilitado, podem causar vários danos à saúde. Nas pessoas já portadoras de alguma doença na gengiva, a situação pede ainda mais atenção.
Com o objetivo de evitar quadros infecciosos e proporcionar melhor saúde bucal durante o período de internação, o CTI Adulto da Santa Casa, dispõe agora de serviços odontológicos realizados em parceria com a cirurgiã dentista Adriana Cagnani, especialista em Odontogeriatria e mestranda em Saúde Coletiva Pública pelo Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic em Campinas – SP. “Vamos acompanhar cada um dos pacientes e analisar caso a caso. Higienização, qualidade na dentição, cáries e outras doenças bucais serão avaliadas para determinarmos as intervenções. A família será informada e caberá aos responsáveis pelo paciente autorizar o tratamento”, comenta.
O primeiro passo para garantir melhor higienização bucal dos pacientes do CTI foi a troca da gaze e enxaguatório bucal por escovas individuais com limpadores de língua e escovação três vezes ao dia. Todo o material é fornecido pelo hospital. “Os enfermeiros do setor foram capacitados para colocarem em prática estas mudanças que implicam na técnica correta de escovação para manter o paciente livre de doenças bucais ao longo do período de internação”, relata.
“A ideia de implantar o projeto denominado Odontologia Integrada à UTI recebeu o apoio da diretoria do hospital e dos responsáveis pelo CTI Adulto. Nosso objetivo com isso é reduzir o tempo de permanência do paciente, gerar menos gastos para o hospital e diminuir principalmente os índices de pneumonia, já que através de estudos, está comprovado que a higiene bucal dos pacientes de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), reduz em até 40% os índices de pneumonia, uma das infecções mais comuns nas Unidades de Terapia Intensiva”, relata Priscilla Lacerda Villas Boas, enfermeira responsável pelo CCIH – Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da Santa Casa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota Conjunta

24/01/18 10:13

Confira a nota conjunta emitida dia 23 de janeiro de 2018 na íntegra (arquivo e...

Leia Mais »

Concerto Ano Novo Santa Casa

19/12/17 09:02

O Concerto de Ano Novo Santa Casa vem de forma sublime, dar as boas-vindas ao An...

Leia Mais »

Abertura Natal Santa Casa

04/12/17 14:24

Você faz parte dessa história! Abertura do Natal Santa Casa, dia 05 de dezembr...

Leia Mais »

ACESSO RÁPIDO

bottom
Jordan Super Fly 3 Under Armour Curry 2 All Star ASICS Running Shoe UA Curry 2 Rainmaker Skechers Go Flex Sandals Asics Onitsuka Tiger Mexico 66 Nike Air Force Boots Nike Zoom Hyperrev 2016 Jordan Melo M12 Adidas Springblade Drive 2.0 Adidas Pure Boost X Trainer Timberland Leather Hiking Boots Asics Onitsuka Tiger Mexico Mid Nike Hyperchase SP Adidas NMD R1 New Balance 928 MBT Monroe MI Nike Flex Run Kyrie 2 Men's Basketball Shoe Air Force 1 Flyknit