top

SANTA CASA PROMOVE ORIENTAÇÕES SOBRE ALIMENTAÇÃO ENTERAL

01/09/10 16:06

Nutrição através de sonda traz benefícios ao paciente e familiares são capacitados para continuar a dieta fora da unidade de saúde

O Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital da Santa Casa promove todas as semanas encontros com familiares e cuidadores dos pacientes que fazem uso da dieta enteral. O objetivo é orientar sobre os cuidados domiciliares para este tipo de alimentação com informações necessárias para que, após a alta hospitalar, a família já tenha esclarecido qualquer tipo dúvida.
A dieta enteral é utilizada para complementar ou substituir a alimentação oral em pessoas que não conseguem ter uma ingestão satisfatória de nutrientes. Através de uma sonda, a dieta em forma líquida, vai diretamente ao estômago ou intestino sem que os nutrientes sejam perdidos. “A orientação nutricional de alta domiciliar para acompanhantes de pacientes com dieta enteral tem como objetivo esclarecer dúvidas e proporcionar orientações para que a terapia nutricional utilizada no hospital tenha sequência em casa de forma satisfatória após a alta. É interessante que a família participe do encontro conosco e se intere sobre a importância da dieta enteral no período de recuperação da saúde do paciente”, explica Vera Calle Vasques, nutricionista responsável pelo serviço.
Participam do encontro nutricionistas, enfermeiras, assistente social e terapeuta ocupacional. Os familiares recebem um folheto informativo elaborado pela equipe com informações sobre os cuidados com a higienização da sonda e frasco da dieta, manuseio e preparo do alimento, postura ideal do paciente durante a alimentação e o que fazer em casos de intercorrências como diarréia, náuseas, etc. “A dieta enteral não tem segredo, apenas requer cuidados especiais. Não há motivo para a família se assustar ou se sentir insegura fora do hospital”, afirma.
Por ser uma alimentação mais cara, atualmente a Secretaria Municipal de Saúde fornece aos pacientes mais carentes os produtos necessários sem custo algum. “Os pacientes saem do hospital com uma prescrição atualizada de calorias diárias. A terapia nutricional é muito importante, deve ser individual, adequada às necessidades atuais do paciente e orientada de forma clara e objetiva, para que venha somar ao tratamento terapêutico e trazer bons resultados na recuperação ou manutenção da saúde do paciente”, enfatiza.

Nutrição e dietética
O setor é responsável pela triagem e avaliação nutricional de todos os pacientes internados. A alimentação balanceada é adaptada a cada caso o que garante a ingestão correta de nutrientes. Por mês são preparadas pouco mais de 39 mil refeições. Dietas enterais fornecidas por mês chegam a 2.500 unidades. No setor atuam cerca de 50 pessoas, entre cozinheiras, salgadeiras, auxiliares, lactaristas, copeiras e nutricionistas que preparam o café da manhã, colação, almoço, café da tarde, jantar e ceia, além dos produtos comercializados na lanchonete da Santa Casa, tudo de acordo com os padrões de higiene, conservação e distribuição.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em parceria com a PUC, Santa Casa disponibiliza ginástica laboral para os funcionários

17/10/18 15:18

Intenção da diretoria do hospital é melhorar o ambiente de trabalho para que ...

Leia Mais »

“Princesas e palhaços” deram o tom da Semana da Criança na Santa Casa

17/10/18 15:16

Funcionárias vestidas de princesas e Doutores da Alegria do curso de Medicina d...

Leia Mais »

Santa Casa alerta para golpistas que usam o nome do hospital

15/10/18 11:54

Passageiros de transporte público relataram que homem pedia dinheiro para compr...

Leia Mais »

ACESSO RÁPIDO

bottom
Jordan Super Fly 3 Under Armour Curry 2 All Star ASICS Running Shoe UA Curry 2 Rainmaker Skechers Go Flex Sandals Asics Onitsuka Tiger Mexico 66 Nike Air Force Boots Nike Zoom Hyperrev 2016 Jordan Melo M12 Adidas Springblade Drive 2.0 Adidas Pure Boost X Trainer Timberland Leather Hiking Boots Asics Onitsuka Tiger Mexico Mid Nike Hyperchase SP Adidas NMD R1 New Balance 928 MBT Monroe MI Nike Flex Run Kyrie 2 Men's Basketball Shoe Air Force 1 Flyknit