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POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO EM DESTAQUE NA CAPITAL MINEIRA

22/10/10 16:56

Estudos das diretrizes para atendimento humanizado nas unidades de saúde têm representantes da Santa Casa

Humanizar o atendimento, proporcionar mais qualidade na recuperação dos pacientes e nas condições de trabalho dos funcionários nas unidades de saúde. Estes são os principais objetivos da Política Nacional de Humanização que começa a ganhar respeito e espaço entre os profissionais da saúde e é disseminada em todas as regiões com incentivo do Ministério da Saúde.
Desde o início deste semestre, três funcionárias do Hospital da Santa Casa participam do curso de formação de novos tutores em Belo Horizonte promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Escola de Saúde de Minas Gerais. O curso visa capacitar funcionários de hospitais e profissionais da área de várias partes do país, para que os conceitos da Política Nacional de Humanização sejam repassados para a rede de saúde e consequentemente influenciarem no atendimento dos mais diversos níveis de complexidade.
O curso, dividido em três módulos, termina no final deste mês. “Durante as aulas tivemos a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e de trocar experiências com importantes nomes do cenário nacional da saúde, pessoas que estão diretamente envolvidas com a humanização e sabem o quanto estes conceitos são necessários para melhorar o ambiente hospitalar”, comenta Maria Celília Guazzelli, terapeuta ocupacional e coordenadora do grupo de humanização da Santa Casa.
Após a conclusão do curso de formação de tutores os participantes estarão habilitados para iniciar o trabalho de capacitação nas cidades de origem. “Aqui na Santa Casa, todas as semanas temos encontro marcado com o grupo de humanização. Ele existe no hospital desde 2001, mas só agora começa a funcionar com embasamento do Ministério da Saúde. Participam das reuniões representantes de todos os setores do hospital. Nos encontros são definidas ações que promovem a humanização dentro e fora do hospital, ou seja, os funcionários merecem atenção e precisam estar motivados para oferecer aos pacientes atendimento de qualidade, isso auxilia na recuperação mais rápida e feliz. É preciso se colocar no lugar do paciente, entender o sofrimento dele e da família. Dentro do hospital é importante que cada funcionário respeite o outro como é e entenda-o principalmente nas horas mais difíceis”, enfatiza.

Humanização nos PSF´s
Os conhecimentos adquiridos no curso já são repassados aos integrantes do grupo de humanização da Santa Casa que conta ainda com a participação de representantes das unidades do Programa Saúde da Família de Poços de Caldas. “Nós vamos buscar parcerias para que estes conhecimentos sobre a importância da humanização sejam repassados ao maior número possível de profissionais da área. Integrantes dos PSF´s, por exemplo, já têm participado conosco dos encontros. A troca de experiências é fundamental para que, após a alta, o paciente siga com o acompanhamento na rede e para isso, é preciso que todos atuem no atendimento de forma igual, humanizada”, reforça.

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