top

AUXÍLIO PSICOLÓGICO NA UTI OFERECE APOIO DIÁRIO À FAMILIA

08/11/10 07:19

Atendimento é realizado do início ao fim da permanência do paciente na unidade


A Unidade de Terapia Intensiva Adulto, Pediátrica e Neonatal da Santa Casa, oferece atendimento semanal gratuito às famílias que enfrentam o tratamento de parentes internados na UTI. O objetivo é tornar mais claro o tipo de tratamento, quais profissionais atuam no setor e como o paciente é acompanhado 24h por dia sob os cuidados de médicos, enfermeiros e demais integrantes da equipe multidisciplinar.
O projeto denominado “Acolhimento das Famílias” é desenvolvido pela psicóloga do setor desde o primeiro contato com a UTI até o final do tratamento. “Quando o familiar é internado na UTI as famílias se desesperam, por não saberem ao certo como é o trabalho no setor. Nosso papel neste primeiro contato é esclarecer e tirar as dúvidas, quebrar o impacto da internação. Para isso explicamos cada função desempenhada aqui dentro e como o paciente fica durante a internação. Como proceder durante as visitas e motivar o diálogo com os médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam aqui também são coisas muito importantes. Tudo isso disponibilizados em um manual específico da UTI, Adulto e Neonatal, que é entregue à família”, explica Maria Julieta Vale Gouvêa, psicóloga da UTI.
No decorrer da internação, os familiares têm atendimento psicológico durante a visita e ainda, em outros horários, de segunda à sexta. “Procuramos oferecer este suporte ao longo da internação. Isso acalma os familiares e se reflete na qualidade do tratamento do paciente”, explica.

Apoio e amizade
Desde o início do projeto, há dois anos, os profissionais da UTI são surpreendidos com manifestações de agradecimento e carinho. Familiares enviam cartas ao setor com notícias do paciente e citam como foi importante o apoio da equipe durante o período de internação. “Ficamos extramente felizes com estas cartas. Quando o paciente recebe alta, nós enviamos votos de melhoras e se ele vem a óbito, encaminhamos nossas condolências à família através de uma carta assinada pela equipe. Aqui estabelecemos não só a relação profissional e paciente, mas sim, profissional e amizade”, conclui.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em parceria com a PUC, Santa Casa disponibiliza ginástica laboral para os funcionários

17/10/18 15:18

Intenção da diretoria do hospital é melhorar o ambiente de trabalho para que ...

Leia Mais »

“Princesas e palhaços” deram o tom da Semana da Criança na Santa Casa

17/10/18 15:16

Funcionárias vestidas de princesas e Doutores da Alegria do curso de Medicina d...

Leia Mais »

Santa Casa alerta para golpistas que usam o nome do hospital

15/10/18 11:54

Passageiros de transporte público relataram que homem pedia dinheiro para compr...

Leia Mais »

ACESSO RÁPIDO

bottom
Jordan Super Fly 3 Under Armour Curry 2 All Star ASICS Running Shoe UA Curry 2 Rainmaker Skechers Go Flex Sandals Asics Onitsuka Tiger Mexico 66 Nike Air Force Boots Nike Zoom Hyperrev 2016 Jordan Melo M12 Adidas Springblade Drive 2.0 Adidas Pure Boost X Trainer Timberland Leather Hiking Boots Asics Onitsuka Tiger Mexico Mid Nike Hyperchase SP Adidas NMD R1 New Balance 928 MBT Monroe MI Nike Flex Run Kyrie 2 Men's Basketball Shoe Air Force 1 Flyknit