Pensando na saúde dos funcionários, Santa Casa realizou seu 1º Simpósio de Psicologia

foto 1

 

Evento, que aconteceu em homenagem ao Dia do Psicólogo, passou por temas como depressão, suicídio e Síndrome de Burnout  

 

Na última terça (27), Dia do Psicólogo,  aconteceu no Centro Acadêmico do Hospital o 1º Simpósio de Psicologia da Santa Casa de Poços de Caldas. O evento, organizado pela equipe de Psicologia,  contou com palestras lotadas, onde os funcionários puderam ouvir sobre temas relacionados a sua própria saúde, como depressão, suicídio, Síndrome de Burnout e transtornos alimentares.  

A primeira palestra do dia teve o tema: “Automedicação e Depressão”, com o médico psiquiatra Dr. Diemes Cristiano Lopes. Em seguida, foi a vez da palestra “Suicídio”, com a psicóloga Gabrielle Bertozzi Krzizanski, que chamou muito atenção do público, que pode tirar várias dúvidas sobre o tema.

“É um tema ainda muito tabu, muito difícil de ser comentado. Então, quando alguém senta e comenta de uma forma não tão pesada, isso acaba puxando o interesse das pessoas. É importante que a gente preste atenção no que está acontecendo, nas pessoas que estão ao nosso redor. Isso faz toda a diferença quando a gente fala de suicídio e até mesmo em outros transtornos”, explica Gabrielle.  

foto 2

A equipe de psicologia da Santa Casa: Patricia Lima Azzolini, responsável pelo setor de Bariátrica e CTI Neonatal;Amália Poloni Bruzadelli, responsável pelas Alas A, B e C, além da Urgência/Emergência e RH;  Janaina Maria Remédio Salvador, responsável pelo setor de Hemodiálise; Maria Julieta Vale Gouvêa Responsável Técnica pela equipe de psicologia da Santa Casa, pela CTI Adulto e Departamento de Enfermagem e Milena Rossi Suedt responsável pela Unacon e Cuidados Paliativos 

Na parte da tarde, aconteceram duas palestras: “Síndrome de Burnout - Esgotamento Profissional”, com a psicóloga Cylmara Lacerda Gontijo e a palestra “Cuidando de quem cuida”, com a psicóloga Kátia Maria Pacheco Saraiva. O simpósio ainda teve, no período da noite, a palestra “Ansiedade e Compulsão Alimentar”, com a psicóloga Elô Pereira, que tratou de distúrbios alimentares.  

“Em primeiro lugar, eu acredito que a pessoa deve gostar de si mesmo. Porque a falta desse amor próprio é o que causa muitas vezes o excesso de ansiedade, a preocupação com o que está no exterior, com o trabalho, com a família e a pessoa acaba esquecendo dela mesmo. À partir do momento que ela procura cuidar de si mesmo, olhar para si, a pensar no diário, procurando saber entender suas emoções, ela vai aprender a se dedicar e se alimentar direitinho”, comentou Elô Pereira após a palestra.  

A coordenadora da equipe de  Psicologia do Hospital, Maria Julieta Vale Gouvêa, ficou muito satisfeita com o resultado desse 1º Simpósio de Psicologia da Santa Casa. “Foi até mais do que a gente esperava. O pessoal participou, gostou, interagiu com as palestras. Os funcionários saíram motivados, agradecendo esse carinho com eles, esse espaço para eles poderem participar junto com a Psicologia”, afirma a psicóloga.