Santa Casa de Poços realiza sua primeira sessão de Equoterapia

Foto 1

Projeto nasce em uma parceria do Hospital com a Equoterapia Viva La Vida

A tarde da última sexta-feira (13) entrou para a história da Santa Casa de Poços por ter sido a primeira vez em que o Hospital recebeu uma sessão de Equoterapia. A iniciativa, única no estado de Minas Gerais e uma das primeiras do Brasil em instituições hospitalares, veio em uma parceria com a Equoterapia Viva La Vida.

Pacientes das alas desceram até o estacionamento do Hospital, onde, amparadas pela equipe comandada pelo equoterapeuta Fernando Leite, puderam entrar em contato e até montar no cavalo Dr. Sharp, treinado e preparado para esse tipo de ação.

“O cavalo é um animal muito próximo ao ser humano, o andar, a temperatura corpórea, o ritmo, a cadência do animal, tudo isso ajuda o paciente através da sensibilidade. Temos essa parceria com a Santa Casa e esperamos estender esse projeto por muito tempo, nossa intenção é sempre poder ajudar”, conta Fernando Leite, responsável pela Equoterapia Viva La Vida.

A sessão contemplou Benedita da Silva, paciente do setor de Oncologia, que aprovou a novidade

O superintendente da Santa Casa, Dr. Azér Zenun, explica que esse é mais um projeto em que o Hospital busca o fator humanização. Ele lembra que, recentemente, já havia sido implantado na Irmandade a Cão Terapia.

“Nós estamos em um processo de humanização, de melhoria. A equoterapia trará um ganho de felicidade, que irá ajudar na cura dos pacientes que necessitam desse tipo de terapia. É um projeto muito lindo, um projeto arrojado, que tem todo o apoio da Santa Casa. Iniciamos recentemente a Cão Terapia, agora a Equoterapia e vamos sempre buscar coisas que nos ajudem a cada dia melhorar o atendimento e trazer uma condição melhor aos pacientes”, afirma o superintendente.

Entre os pacientes que participaram dessa primeira sessão estava João Pedro, de 9 anos, que nunca tinha andado a cavalo e realizou seu sonho ao montar no Dr. Sharp. A sessão também contemplou Benedita da Silva, paciente do setor de Oncologia, que aprovou a novidade. “Eu gostei muito, me senti muito bem em andar e ter contato com o cavalo, fiquei muito feliz com a oportunidade. Espero que o Hospital mantenha esse tipo de iniciativa para poder trazer coisas boas aos pacientes”, falou Benedita.

As sessões de equoterapia no Hospital serão frequentes. A próxima já está marcado para o dia 12 de outubro, quando a equipe de Humanização da Santa Casa promoverá um Dia das Crianças especial para os jovens pacientes da Pediatria. Além do cavalo Dr. Sharp, já estão confirmadas a presença do Capitão América, da   golden retriever Sissi e do shitsu Nagay, junto com a turma da clínica Gatino Fitness, que é quem realiza a Cão terapia na Irmandade.

Equoterapia é novidade na Santa Casa de Poços