Projeto Borboleta: futuras mamães tiram dúvidas com equipe da Maternidade

foto 1

 

Desde maio 2017, acontece na Santa Casa de Poços o Projeto Borboleta, que nasceu da necessidade de oferecer informação de qualidade para as futuras mamães. Com turmas sempre lotadas, a equipe da Maternidade do Hospital aborda os mais variados temas, desde o início da gestação até o pós-parto.

A última edição do Projeto Borboleta aconteceu no último dia 21 de outubro, no Centro Acadêmico do Hospital. Durante o curso, que teve uma duração de quatro horas e meia,  mamães, papais e acompanhantes tiveram a chance de tirar dúvidas nos mais diversificados temas relacionados a gravidez. 

A enfermeira Patricia Pavesi abriu a noite apresentando a Maternidade da Santa Casa e aproveitou para passar um vídeo com relatos de parto. Logo depois, Dra. Cínthia Mendes falou dos tipos de parto. Já a trainee Lidyane Franco explicou sobre o trabalho de parto, sobre o papel da doula e do plano de parto. Seguindo o cronograma, a enfermeira Maristela Sucena falou do puerpério; a trainee Julia Alves abordou os cuidados com recém nascidos e a enfermeira Aline Pasqua finalizou com o tema amamentação.    

“O Projeto Borboleta nasceu de uma necessidade de informação, porque a gente viu o quão pobre era a informação e o quão influenciadas as pessoas são. Usamos o nome por conta da transformação da borboleta, do casulo, do lagarto, depois a borboleta, toda essa transformação que acontece, assim como acontece no corpo da mulher durante a gestação. Nasceu como um projeto mesmo e hoje é uma realidade. A gente fica muito feliz, porque hoje tem fila de pessoas para participar. Estamos sempre crescendo, hoje também participamos do grupo da Unimed, porque as pacientes da Unimed estão conosco e elas tinham medo por não conhecerem a equipe. Então nos unimos, fazemos essa reunião aqui e fazemos na Unimed também, para poder mostrar nosso trabalho”, explica a enfermeira Patricia Pavesi.   

foto 2
A enfermeira Aline Pasqua finalizou o curso com o tema amamentação. 

A enfermeira Aline Pasqua lembra que o objetivo do Projeto Borboleta  não é o parto normal a qualquer custo, e sim a decisão com informação de qualidade. “As pessoas que passam pela palestra já chegam no Hospital diferentes. De forma mais relaxada, sabendo o que esperar, sabendo o que vai encontrar. Da uma segurança, porque é um momento um pouco temido, a pessoa tem medo do desconhecido, não sabe como vai ser o parto, como vai ser recebida. Então, além das informações que nós passamos, é muito importante esse contato para eles saberem como serão recebidos. Nada melhor do que a gestante conhecer a equipe que estará lá na hora do parto”, destaca e enfermeira Aline.

O casal Bruno Ferreira Alves e Karina dos Santos Barbosa aproveitou muito o curso. Os dois tiraram muitas dúvidas. Karina, que está com 17 semanas de gravidez, conta que muitas coisas que ela aprendeu ela nem imaginava.  

“Foi muito esclarecedor, tirei dúvidas que eu nem tinha. Foram informações muito boas. Gostei muito, foi muito válido. Tirei dúvidas importantes, sobre o parto, sobre os primeiros dias do bebê. Por exemplo, eu não sabia que tinha que acordar o bebê para mamar. Achei muito importante”, relata a futura mamãe.  

foto 3
O casal Bruno Ferreira Alves e Karina dos Santos Barbosa aprendeu muito durante o curso 

O futuro papai, Bruno, não teve vergonha nem medo de tirar as suas dúvidas e reforçou a importância do papel do marido durante a gravidez. “Conforme disse a Karina, achei o curso bastante informativo. Foi a primeira experiência nossa em buscar um conhecimento mais específico. Já tínhamos feito algumas leituras, mas foram coisas bem superficiais. Foi bastante válido. Uma coisa que me chamou muita atenção foi o trabalho das doulas, que eu não conhecia. Uma pessoa contratada para acompanhar o parto, é uma possibilidade bastante interessante, ter alguém que tem a experiência no parto que com certeza a gente não tem”, revelou Bruno. 

O Projeto Borboleta acontece mensalmente, as datas são divulgadas na página do Facebook do Projeto. Com uma duração de quatro horas, o curso acontece sempre às segundas-feiras, no horário das 18h30, para que os acompanhantes possam participar. Para se inscrever basta ligar na Maternidade da Santa Casa, no telefone 3729 6088. As vagas são limitadas.  Não é estabelecida idade gestacional, mas, é aconselhável que os pais saibam pelo menos o sexo do bebê, para que o curso possa ser melhor aproveitado.