Oncologia

Criada em 2003, a Unacon - Unidade de Atendimento de Alta Complexidade em Oncologia, oferece atendimento a pacientes de Poços de Caldas e de outras 80 cidades da região. A unidade tem tratamento para os mais diversos tipos de câncer e para isso, conta com o trabalho de mais de vinte médicos de várias especialidades. Por mês no hospital são realizadas pouco mais de 40 cirurgias de alta complexidade em oncologia e mais de 500 sessões de quimioterapia.

Os pacientes em tratamento ainda têm o suporte da equipe multidisciplinar do hospital e contam com a dedicação do grupo da Associação Amigos Voluntários da Santa Casa que oferece diariamente lanche aos pacientes, atenção principalmente aos que chegam de outras cidades, após horas de viagem sem alimentação.

A demanda de novos pacientes oncológicos é crescente e isso mostra que a Unacon é sinônimo de confiança para muitas pessoas. “O aumento de pacientes na unidade não se deve apenas ao número de novos casos, mas principalmente a qualificação e credibilidade do serviço e com isso, poucos pacientes recorrem ao tratamento em cidades como no interior de São Paulo”, explica Dr. Romeu Nacarato, coordenador da Unacon.

ESPERANÇA E CURA

Laura Ribeiro Teodoro está na Unacon pela primeira vez. Vinda de Santa Rita de Caldas, ela trouxe o pai de 77 anos para ser avaliado pelos médicos da unidade. “Amigos da nossa família já fazem tratamento aqui e eles nos deram boas referências dos médicos e do atendimento. Nossa expectativa é que tudo dê certo”, comenta.

Enquanto uns aguardam o diagnóstico, outros já comemoram os resultados de um período de muita luta. Cristiane Quirici já não é considerada apenas uma paciente da Uncacon, hoje ela é amiga e querida por todos que trabalham no setor. “Há dois anos descobri que tinha um tumor no intestino. O período da quimioterapia não foi fácil e se não fosse pelo apoio dos profissionais daqui, da minha família e do meu filho, as coisas seriam mais difícieis”, afirma.

Cristiane enfrentou seis meses de tratamento com a quimioterapia e agora comemora a cura. “Venho na Unacon apenas para os exames de rotina e acompanhamento. Para quem enfrenta a batalha contra o câncer é preciso ter fé em Deus. Para mim foi um período muito complicado, mas aprendi o verdadeiro valor da vida. É preciso perdoar, relevar as mágoas e viver intensamente, como se fosse o último dia! Agradeço a Deus por estar viva!”, enfatiza.