Em parceria com o Gaapo, Unacon realiza lançamento do Outubro Rosa

Foto 1

Aconteceu na manhã desta terça-feira, 06, em parceria com o Grupo de Apoio e Assistência ao Paciente Oncológico (Gaapo), a abertura oficial do Outubro Rosa na Unacon. Com o salão todo decorado com o tema pelo próprio Gaapo, as pacientes puderam ouvir um pouco sobre prevenção, ganharam brindes e ainda colocaram mensagens em corações de feltro que serão expostos na jabuticabeira que fica dentro da Unidade.

A presidente do Gaapo, Cláudia Rocha, explica que neste ano as comemorações do Outubro Rosa foram um pouco diferentes por conta da pandemia, sem o tradicional desfile das pacientes,mas, mesmo assim, eles conseguiram levar um pouco de informação e carinho.

“A gente faz durante o Outubro Rosa atividades todas as terças-feiras aqui na Unacon. Esse ano está diferente por causa da pandemia. Não podemos abraçar as pessoas, não deu para fazer nosso tradicional desfile com maquiagem nas pacientes, mas, achamos importante levar esse carinho. Sabemos que a Unacon é um ambiente terapêutico, não é um ambiente de prevenção, mas aproveitamos para falar da importância do diagnóstico precoce no câncer de mama e também falar da saúde da mulher como um todo. Para isso, eu conversei com elas, falei da importância de nos ajudarmos, trocarmos experiências, mostrando que é importante a gente se cuidar, desejando o melhor para nós todos os dias”, explica Cláudia Rocha.

Foi montado um lindo painel com as fotos das pacientes

“Falei do papel do Gaapo, que a gente atua fortalecendo a autoestima, que temos psicólogo para atendimento gratuito três vezes por semana. Fizemos uma decoração basicamente  com flores de papel e focamos nesse coração em que convidamos as pacientes a escreverem uma palavra que é importante para elas nesse momento do tratamento. Esse coração será colocado na jabuticabeira, que simbolizamos como uma árvore da vida, que remete sempre a esperança. Nós também estivemos aqui em semanas anteriores e tiramos fotos de pacientes com plaquinhas, com palavras que elas acreditam que faz parte desse momentos e montamos um lindo painel”, completa a presidente do Gaapo. Essas pacientes, inclusive serão presenteadas com essas fotos ao final do mês.

O enfermeiro responsável pela Unacon, Guilherme Tavares, também falou aos pacientes, passando informações importantes referentes ao Outubro Rosa.

“Sabemos hoje que o diagnóstico precoce melhora muito a qualidade do tratamento e a perspectiva de vida da pessoa. A chance de cura em um diagnóstico inicial é muito grande. Temos hoje vários  pacientes que têm essa consciência que o tratamento precisa ser iniciado de uma forma rápida e conseguem sucesso nessa cura. Estamos nesse mês do Outubro Rosa que é de vital importância para a conscientização para que as pessoas realizem a mamografia, que realizem o autoexame, procurem o serviço de saúde e assim consigam o diagnóstico precoce que vai dar essa  qualidade no tratamento”, relata Guilherme.

A paciente Marcilene da Silva Souza está  em tratamento desde 2018 e parabenizou a ação de lançamento do Outubro Rosa. “A importância dessa conscientização é que as mulheres façam os exames todos os anos e não deixem para depois. Eu sempre fiz todos os exames, nunca deixei de fazer e aconteceu. Se tem que acontecer vai acontecer, mas se você faz o exame, você tem o diagnóstico precoce da doença e é mais fácil de ser tratado”, afirma Marcilene.