Médicos Cirurgiões da Santa Casa participam do 2º Curso de Endosuturas do Sul de Minas

No último sábado, 21, durante todo o dia, o Hotel Minas Gerais recebeu o 2º Curso de Endosuturas do Sul de Minas. O curso, proporcionado pela empresa Nova Medical, teve a presença de vários médicos da Santa Casa e foi ministrado pelo Dr. Luiz Felipe Osório, que tem mais de 20 anos de atuação na área.

“Esse curso é um curso que vem sendo desenvolvido há 20 anos. É um curso básico de endosuturas, é para aprender a suturar por vídeo. É um treinamento que complementa a sutura mecânica, que é o tipo de sutura que a gente usa para vídeo. São os grampeadores mecânicos e a sutura manual complementa a sutura mecânica. Então, é um curso importante para quem faz vídeo avançado. É um curso básico, mas importante para quem faz cirurgia avançada”, explica o Dr. Luiz Felipe Osório.

Dentre vários profissionais importantes, a Dra. Ana Gabriele Clemente foi uma das participantes do 2º Curso de Endosuturas do Sul de Minas. Ela destacou os benefícios da laparoscopia.

“A laparoscopia hoje faz parte do nosso dia a dia , cada vez mais ela vem com novas cirurgias, ela é minimamente invasiva, tem muitos benefícios e, sem dúvida nenhuma, o Curso de Endosuturas é o primeiro passo para você começar a desenvolver uma laparoscopia avançada. Sem dúvida nenhuma é necessário treinar, ter as caixas pretas para fazermos esse treinamento, descrição de técnica, de ponto correto. Esse recurso é fundamental para isso, porque quando a gente vai operar os pacientes, já temos que dominar essas técnicas”, revela Dra. Ana Gabriele.

Curso reuniu  médicos cirurgiões da Santa Casa de Poços

Torre de vídeo de última geração

Os médicos foram agraciados com esse curso após a Santa Casa adquirir da empresa Nova Medical uma torre de videolaparoscopia de última geração, importada da Alemanha, com tecnologia 4K. O  médico gastroenterologista Dr. Romeu Nacarato, responsável pelo setor de Cirurgias Bariátricas da Irmandade, destaca o quanto esse equipamento vai trazer benefícios aos procedimentos realizados no Hospital.

“Primeiramente queria agradecer a superintendência da Santa Casa, na figura do Sr. Ricardo Sá, também à diretoria técnica, através do Dr. Alberto Volponi, e a diretoria clínica que, diante de tantas demandas que a instituição tem, priorizou essa demanda por parte dos cirurgiões, contemplando o Hospital com esse tipo de equipamento e aparelhagem que nos da uma capacidade de trabalho mais qualificada”, diz Dr. Romeu Nacarato.

“A Santa Casa já conta com equipamento de videolaparoscopia, que é a cirurgia minimamente invasiva. É uma inovação tecnológica que há muito tempo vem sendo realizada em cirurgias de várias áreas: cirurgia geral, oncologia, ortopedia, ginecologia, entre outros. Porém, os aparelhos vão ficando obsoletos, vão ficando superados e a Santa Casa, por bem, diante da qualidade do corpo clínico daqui e a limitação devido a aparelhagem, adquiriu esse equipamento que vai beneficiar muito para a realização dessas cirurgias. Contemplando não só pacientes de convênio e particular, mas principalmente paciente do Sus, o que é realmente muito bom. Além do mais, a gente conta com o programa de residência médica e vamos poder, realmente, capacitar os residentes para essa tecnologia que é uma realidade no mundo todo”, completa Dr. Romeu.

Santa Casa adquiriu da empresa Nova Medical uma torre de videolaparoscopia de última geração, importada da Alemanha, com tecnologia 4K