Santa Casa faz investimento em modernização de seu Centro Cirúrgico

O Centro Cirúrgico da Santa Casa de Poços de Caldas recebeu um grande investimento relacionado a aquisição de equipamentos, o que proporcionou melhorias significativas em seu parque tecnológico. Foram adquiridos cinco focos cirúrgicos em Led, cinco mesas cirúrgicas com diversos acessórios, duas torres de vídeo alemãs com padrão de qualidade de imagem 4K, novos instrumentais para atender as vídeo cirurgias e procedimentos neurológicos, um ultrassom e dois novos arcos cirúrgicos.

Outra grande novidade é o moderno microscópio cirúrgico que, além de atender as neurocirurgias, possibilitará implantes cocleares, que consiste na instalação de microchips que estimulam o sistema nervoso central em pacientes com perda da função auditiva.

A enfermeira Viviane Masetti, chefe executiva do Setor, explica que, desde outubro do ano passado, a Santa Casa vem realizando um forte investimento na renovação das tecnologias do Centro Cirúrgico. Segundo ela, esses investimentos são imprescindíveis, para oferecer um atendimento de excelência ao paciente cirúrgico e melhores condições de trabalho para as equipes que atuam no centro cirúrgico, possibilitando o desenvolvimento de suas habilidades com mais qualidade, segurança e tecnologia.

"As mesas radiotransparentes, que auxiliam na utilização dos intensificadores de imagem, poderão ser utilizadas em diversas cirurgias, incluindo procedimentos vasculares, o que anteriormente não era possível. Além disso, as duas torres de vídeos adquiridas, bem como os instrumentais, irão possibilitar cirurgias videolaparoscópicas, como bariátrica, ginecológica, colecistectomia entre outras. Os novos focos de led também são muito importantes para fornecer uma iluminação adequada para cada tipo de procedimento. Todas essas novas tecnologias permitem a  inovação e o crescimento do setor cirúrgico da Santa Casa", explica Viviane Masetti.

A equipe multidisciplinar do Centro Cirúrgico com alguns dos novos equipamentos: uma das cinco novas mesas cirúrgoicas, um dos novos arcos cirúrgicos e a nova iluminação em Led, que foi implantada em todo o Setor

Arcos cirúrgicos

A Santa Casa adquiriu dois novos arcos cirúrgicos que já trazem benefícios para cirurgias ortopédicas, vasculares, urologia, entre outras. Esses equipamentos são fundamentais para a Clínica da Dor, que é comandada  pela médica anestesiologista Dra Mariana Oliveira Ferreira, que já vinha tratando a dor oncológica e agora tem a chance de atender pacientes de outras  enfermidades, como pacientes ortopédicos ou pacientes com tratamento neurológico.

“Com a  chegada dos novos arcos cirúrgicos aqui na Santa Casa, vamos conseguir fazer procedimentos com melhor qualidade, segurança, precisão e também vamos ter um aumento no número de procedimentos. Com o equipamento que tinha aqui, não conseguíamos imagens em uma qualidade que pudéssemos identificar algumas estruturas muito pequenas, onde passam nervos e músculos. Hoje isso é possível graças a esse novo equipamento de arco cirúrgico. Isso possibilita que tenhamos uma gama maior de procedimentos e, dessa forma, tratando melhor nossos pacientes. Com o que tínhamos antes, conseguíamos fazer o mínimo de procedimentos, muitos apenas de urgência, que melhoravam a dor naquele momento, mas não tratava essa dor adequadamente. Agora a gente consegue fazer um tratamento mais amplo, duradouro e seguro para o paciente e equipe”, relata a Dra. Mariana.

Santa Casa adquiriu duas torres de vídeo alemãs com padrão de qualidade de imagem 4K

Implantes cocleares

Junto com a chegada do novo microscópio cirúrgico de última geração, a Santa Casa trouxe também  a  Dra. Jaqueline Quintanilha Brucha, otorrino que veio de São Paulo para realizar cirurgias de implante cocleares, que é o implante de um microchip no cérebro, última tecnologia para quem sofre com problema de perda da audição.

“O microscópio cirúrgico é um diferencial que trazemos para a cidade, que vai  permitir um nível de precisão no detalhe cirúrgico para as neurocirurgias, cirurgias de coluna e as cirurgias de otorrino. Por isso trouxemos a Dra. Jaqueline Quintanilha Brucha, otorrino que veio de São Paulo para realizar  implantes cocleares, que é o implante de um microchip que é feito no cérebro do paciente, última palavra para quem sofre com problema de perda da audição”, conclui o superintendente da Santa Casa, Ricardo Sá.

Novo microscópio cirúrgico da Santa Casa, além de atender as neurocirurgias, possibilitará implantes cocleares, que consiste na instalação de microchips que estimulam o sistema nervoso central em pacientes com perda da função auditiva