Tasy: Santa Casa adquire novo sistema de gestão hospitalar

Está em processo de implantação na Santa Casa de Poços seu novo sistema de gestão hospitalar, o Tasy da Philips, software hospitalar desenvolvido no Brasil, que possibilita o gerenciamento eficiente das atividades administrativas, financeiras, assistenciais e operacionais em hospital, clínica e laboratório, evitando desperdício e retrabalho.

O Tasy foi mais um dos investimentos que a Santa Casa realizou no último ano. É um sistema utilizado nos principais hospitais do país e chegou à Santa Casa para auxiliar na otimização do atendimento e cuidado dos pacientes. Através dele, será possível integrar todos os setores do Hospital e auxiliar aos gestores e também todos os colaboradores, dando suporte nas tomadas de decisões de forma rápida e precisa.

Para a gestora de Qualidade da Santa Casa, Mayara Souza, o principal objetivo do Tasy é a melhoria na qualidade assistencial através do cuidado continuo e individualizado e o atendimento com excelência.

“Essa integração e automatização de todos os setores garantirá muitas melhorias na instituição, sendo alguma delas: o controle e monitoramento dos fluxos e procedimentos, gerando dados que serão acessíveis para toda a organização em tempo real, otimizando as condutas, padronização e aprimoramento dos processos, garantindo uma maior rastreabilidade em todos os pontos de cuidado e facilitando a extração de dados e indicadores que nos auxiliará na implantação de melhorias. Diminuição do tempo de atendimento, diminuição do custo hospitalar, entre outras melhorias”, explica Mayara.

Líder de mercado

O Tasy foi desenvolvido no estado de Santa Catarina, foi incorporado pela Philips, e hoje é líder de mercado em sistemas de gestão hospitalar. Está presente em instituições  como a Beneficência Portuguesa e a Santa Casa de Porto Alegre. É também distribuído internacionalmente em países como Alemanha, Japão e Austrália.

O analista de sistemas da Santa Casa, Julio Damasceno, explica que a intenção com a implantação do Tasy é, além de trazer a melhor tecnologia em sistema hospitalar, trazer as melhores práticas dos lugares onde o Tasy é implantado. Segundo ele, a ideia é não só trazer o sistema e sim, junto com ele, trazer uma revisão e uma modernização de todos os  processos: “uma transformação digital que está acontecendo em todo o Hospital”.

“Nossa infra-estrutura interna está sendo remodelada. Nós estamos aumentando muito os pontos de acesso ao Tasy, trocando toda nossa rede lógica para fibra óptica, que vai garantir esse acesso com rapidez e agilidade. Nessa jornada, vamos informatizar alguns setores que não estavam sendo cobertos pelo nosso sistema atual de gestão. Além disso, vamos melhorar muito os processos dos outros setores que já estavam informatizados, mas não estavam com todos os processos corretamente implantados. Essa integração vai crescer, a gente vai gerar uma melhoria na qualidade da informação. Isso gera confiabilidade na tomada de decisão pela gestão, porque o processamento interno do Tasy e como ele trata a informação é assertiva, vai garantir uma tomada de decisão correta pela gestão”, afirma Julio.

Prontuário Eletrônico

Uma das partes desse software que integra todo o Hospital é o prontuário eletrônico, que  traz inúmeros recursos de vantagens para toda a assistência, não só médica, como farmacêutica, de enfermagem, laboratório e radiologia, porque  irá integrar tudo isso em um mesmo ambiente.

O diretor técnico da Santa Casa, Dr. Alberto Volponi, destaca também que esse prontuário eletrônico  vai ficar arquivado em uma nuvem, não tendo mais a necessidade física, podendo ficar disponível para o paciente por tempo indeterminado.

“Isso é uma grande vantagem, porque em qualquer setor do Hospital eu consigo saber o que esse paciente está fazendo na Oncologia, na Hemodiálise, aqui dentro do hospital, com todas as suas prescrições e evoluções. E ele segue um padrão que é obrigatório no Hospital, que é a necessidade de uma assinatura digital. Isso vai ser um grande ganho, nós vamos estar alinhados com essa nova norma que já é passível de punição se a gente não cumpri-la. Isso vai ser um avanço enorme para a Santa Casa, vamos estar cumprindo essa obrigação que é fazer um prontuário digital e assinado digitalmente por cada funcionário que aqui trabalha”, relata o Dr. Alberto Volponi.

Revolução

O sistema Tasy vem revolucionar de maneira muito importante todo o trabalho que é realizado atualmente na Santa Casa. Através dele, o Hospital vai conseguir trabalhar com otimização de processos, trabalhar com confiança em tudo aquilo que tem como registro médico e que se faz na evolução dos pacientes.

O superintendente da Santa Casa, Ricardo Sá, lembra que com o Tasy o Hospital vai conseguir trabalhar com redução de custos, entendendo melhor toda a metodologia de trabalho nos mais diversos departamentos e setores, desde a entrada do paciente, incluindo toda a movimentação dele em todo o Hospital.

“Tudo que se fizer vai ter um acompanhamento de registro digital, aquilo que se faz em todos os pacientes, como também em todo processo de evolução de faturamento das contas hospitalares. Isso significa para a Santa Casa um salto de qualidade muito grande e é isso que a gente vem buscando com o sistema Tasy, que muito em breve começará a rodar efetivamente dentro da Santa Casa”, diz Ricardo.