Secretário de Saúde de Itajubá visita a Santa Casa

Oncologia do Hospital atende em média 60 pacientes daquela microrregião por dia

Acompanhado de comitiva, o secretário de Saúde de Itajubá/MG, Nilo César do Vale Baracho, esteve na última quinta-feira (17) na Santa Casa de Poços. Ele veio conhecer as instalações da Oncologia do Hospital, que recebe por dia cerca de 60 pacientes daquela microrregião, que conta com 15 cidades.

O secretário veio acompanhado do presidente do conselho de esporte e saúde de Itajubá, José Tadeu Chagas de Miranda; do secretário do Conselho Municipal de Saúde de Itajubá,   Ricardo Cardoso; da coordenadora geral da Atenção Primária, Renata Ramos e o responsável pelo transporte na Prefeitura daquela cidade, Paulo José.

Durante a visita, o secretário conversou com os responsáveis pela Unacon e com a diretoria do Hospital. Ele elogiou as instalações e o serviço prestado pela Santa Casa. “A gente veio conhecer toda a estrutura, passamos na parte de ambulatório e conhecemos também os tratamentos de radioterapia e quimioterapia. O serviço que a Santa Casa de Poços presta é muito bom. Nós sabemos das dificuldades, até pela dificuldade financeira do Estado, de repassar os recursos, os extrapolamentos. Tivemos no passado um problema, que tava demorando o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento, mas agora isso melhorou bastante”, diz o secretário, que ressalta que os pacientes ficam muito satisfeitos com o tratamento que recebem na Unacon.

“Mesmo com o problema da viagem, da distância de 176 km entre as cidades, os pacientes de Itajubá estão satisfeitos, são muito bem atendidos. Temos um entendimento muito bom com o secretário de Saúde de Poços, o Flávio (Togni Lima e Silva) que não mede esforços para nos ajudar. Então, estamos muito satisfeitos e esperamos que a cada dia esta parceria se fortaleça e que o serviço da Santa Casa possa oferecer cada dia mais coisas para nossos pacientes, que são tão sofridos”, espera Nilo.

A enfermeira chefe da Oncologia, Cibele Martins Tavares, destacou que foi ótima surpresa receber o secretário e Saúde de Itajubá, já que o que o relacionamento com aquela cidade do Sul de Minas é muito estreito.

“Atende outras cidades aqui, mais de 90 cidades, mas Itajubá é uma cidade que temos  muito contato. Todos os dias o pessoal da oncologia de lá entra em contato tentando resolver problemas de pacientes de lá. É uma microrregião muito importante para a nós aqui de Poços. Agora, com a reorganização da Oncologia, ficou mais claro que nossa responsabilidade é com as microrregiões de Poços e de Itajubá e a gente tenta, dentro do possível, fazer o atendimento desse pessoal. É uma turma que está aqui todo dia, todos os dias tem ambulância de Itajubá, até sábados e domingos. Por isso, achamos muito importante essa visita do secretário, pois assim pudemos nos conhecer pessoalmente e estabelecer uma relação mais estreita”, relata Cibele.

O superintendente da Santa Casa, Dr. Azér Zenun, ressaltou o grande trabalho realizado na Unacon, que atende não só a microrregião de itajubá, mas um total de quase 90 cidades.

“Esse trabalho executado pela Oncologia da Santa Casa é um trabalho que vem se aprimorando a cada dia. Recebemos a visita do pessoal de Itajubá, que vieram conhecer o Hospital para avaliar e fazer sugestões. Eles gostaram muito do que viram aqui e nós ficamos honrados. Esperamos que possamos cada vez mais dar um serviço de melhor qualidade. São vários municípios na microrregional de Itajubá e o nosso interesse é que a gente possa aumentar esse atendimento, não só na micro de Itajubá, mas tentar levar também para todo o Sul de Minas. Isso engrandece o Hospital, traz mais recursos e melhora a qualidade do serviço”, afirma o superintendente.