Santa Casa recebe certificado do Conselho da Criança e do Adolescente

foto 1

 

Com o certificado, o Hospital poderá criar projetos que beneficiem às crianças e adolescentes acolhidos pela entidade

 

A presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Poços de Caldas,  Ivana Lambert Mantovani, esteve essa semana na Santa Casa entregando para o superintendente da entidade, Dr. Azér Elias Zenun,  o certificado que credencia a irmandade no Conselho.

Esse credenciamento é muito importante para a Santa Casa, já que a entidade atende um grande número de crianças e adolescentes todos os dias, inclusive aqueles que sofrem alguma violência doméstica e são acolhidos pela equipe multidisciplinar do Hospital.  Agora a entidade poderá realizar projetos voltados para essas crianças e adolescentes, que serão financiados pelo Fundo da Infância e da Adolescência (FIA).

A presidente do Conselho,  Ivana Lambert, conta que até se surpreendeu quando assumiu o conselho,  em agosto do ano passado, ao saber que a Santa Casa ainda não tinha esse certificado, já que trata-se de um órgão que lida com a criança e com o adolescente diariamente.

foto 2

“Nós recebemos o pedido da Santa Casa através de seu superintendente, Dr. Azér Zenun, para que a entidade conseguisse ter o certificado  no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Isso acrescenta muito, porque agora a Santa Casa, de posse desse certificado, vai poder fazer alguns projetos referentes à crianças e ao adolescente, que serão financiados pelo FIA, que é o Funda da Infância e da Adolescência. Serão muitos benefícios. Agora a Santa Casa também passa a contar com o apoio do Conselho, que por sua vez vai passar a fiscalizar o trabalho da Santa Casa com as crianças e adolescentes”, esclarece Ivana.

O superintendente da Santa Casa, Dr. Azér Zenun, destaca os benefícios que esse certificado trás para a entidade e principalmente para seus pacientes, os jovens da cidade e da região que precisam do Hospital.   

“É de suma importância. Como nós atendemos aqui crianças e adolescentes, nada mais justo que participar junto ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. Através da presidente, Ivana Lambert, e os demais membros, foi aprovada por unanimidade a entrada da Santa Casa para que ela possa participar com alguns projetos nessa área. São projetos que estão sendo avaliados dentro do Hospital, junto com a equipe da UTI Neonatal e pela Pediatria, que trarão ganhos não só para a Santa Casa, mas também para os usuários, que são as crianças e os adolescentes”, ressalta Dr. Azér.

 

Fundo gerido pela própria comunidade

 

O responsável pelo setor de Captação da Santa Casa, Lucas Della Testa, que também é membro do Conselho da Criança e do Adolescente,  lembra que o mesmo nasceu em Poços na década de 90, junto com o então recém criado Estatuto da Criança e do Adolescente, e desde então gere o Fundo Municipal da Criança e da Adolescência.

“O Conselho é a sociedade civil tomando as decisões do que fazer com o recurso que é destinado ao Fundo Municipal da Criança e da Adolescência, que capta recursos  principalmente das doações dos impostos das pessoas, como o imposto de renda, por exemplo. Então, à partir do momento que essa doação chega ao fundo, o conselho é o órgão que vai avaliar projetos do município que beneficiem nossas crianças e nossos adolescentes”, conta Lucas Della Testa, que lembra ainda que quem pode propor esse projeto são entidades que estejam credenciadas no Conselho.

“Santa Casa agora está credenciada no Conselho. Ela  é uma entidade sem fins lucrativos que presta um serviço de grande importância para crianças e adolescentes da cidade e agora já pode apresentar um projeto e, à partir disso, captar recursos para executar alguma ação específica que garanta os direitos da criança e do adolescente”, diz, Lucas Della Testa.