Santa Casa homenageia sua funcionária mais antiga

Foto 1

Maria de Lourdes Barros, que completou 79 anos na última terça (16),  trabalha no Hospital há 57 anos

A técnica em enfermagem  Maria de Lourdes Barros completou 79 anos nesta terça-feira (16). Ela se tornou funcionária da Santa Casa em junho de 1962, apenas um mês depois do Hospital ter mudado para o atual endereço, na Praça Francisco Escobar. São 57 anos de dedicação à entidade.

Para homenagear sua funcionária mais antiga, a Santa Casa de Poços aproveitou o aniversário de dona Maria de Lourdes e a presenteou com um troféu. Foi realizada uma cerimônia simples, mas cheia de emoção, onde amigos e companheiros de trabalho puderam agradecer pela bela convivência que tiveram com dona Lourdes ao longo dos anos.

“Entrei na Santa Casa após fazer um curso de atendente em enfermagem. Virei técnica de uns 15 anos para cá. Entrei para ser telefonista, mas como não tinha montado o BBX ainda, eu trabalhei três meses na copa, no 5º andar. Um dia, eu estava trocando um neném na sala de curativos e o Dr. Caubi me viu trocando. Nesse dia ele falou para a supervisora que me queria na enfermagem e nunca mais saí. Foram 45 anos só Centro Cirúrgico”, conta  dona Lourdes, que continua trabalhando com o mesmo entusiasmo de quando era jovem.

“Eu gosto de trabalhar e gosto da Santa Casa, gosto das pessoas daqui. Nesse tempo o Hospital mudou muito, em estrutura, em pessoal. Para ter uma ideia, da época em que entrei aqui o único médico que continua é o Dr. Victor Cardillo. A Santa Casa melhorou muito ao longo dos anos, vem evoluindo. Nem penso em parar, gosto do meu trabalho e vou continuar aqui até quando Deus permitir”, revela dona Lourdes.

Emoção

Um dos momentos mais emocionantes da homenagem a dona Lourdes é quando o Dr. Romeu Jose Nacarato pediu a palavra e falou de toda sua admiração por dona Lourdes. “Quando eu entrei no Hospital, em 1982, foi a dona Lourdes que me ensinou a me comportar dentro da Santa Casa, a me apaixonar pela Santa Casa. Ela me ensinou muito sobre cirurgia, porque ela sabia demais dessa área. Nós trabalhamos juntos até 2010, foram quase 30 anos trabalhando juntos. Eu só tenho a agradecer e não tenho como retribuir tudo que ela fez por mim e continua fazendo. Ela é um exemplo de pessoa e de amor a Santa Casa. Nós sabemos a dificuldade que é trabalhar no Hospital, muitas vezes com salários que não competem com o que tem aí fora, mas as pessoas que amam a Santa Casa dificilmente saem daqui e a dona Lourdes é uma dessas pessoas”, disse o emocionado Dr. Romeu, para aplauso de todos presentes na homenagem.

Ciente do privilégio que é poder trabalhar com dona Lourdes, seu colega na Central de Esterilização de Materiais, Rodrigo Henrique Bastos, escreveu uma bela homenagem e a leu em voz alta para a emoção de todos os presentes na cerimônia.  “Quando você entrou por essa porta o mundo sofria com transformações sociais, políticas e científicas. Tudo era incerteza, mas você sabia o que queria. Quantas vezes você foi informada de um novo procedimento de exames com nova tecnologia? Quantas vezes você recebeu notícias que seu salário seria em uma nova moeda? E os pacientes então? Quantos que te olharam com esperança no seus cuidados? Será que conseguimos imaginar, ou melhor, será que conseguimos sentir? Sentir os batimentos cardíacos de dona Maria de Lourdes, quando entrou pela primeira vez pela porta da Santa Casa, disposta a ajudar, aprender, se dedicar . O que os seus olhos buscavam depois que se adentrou no saguão? Como reagiram seus impulsos nervosos?Estou aqui, buscando uma maneira de fazer uma homenagem a quem tanto tempo serve de exemplo a cada um de nós. Sua dedicação na área de saúde, certamente nos motiva. Minha/nossa homenagem, é simplesmente agradecer sua presença não somente aqui na Santa Casa, mas agradecer sua existência no mundo. Obrigado por existir e fazer parte de nosso cotidiano. Parabéns”, escreveu Rodrigo Henrique Bastos.