CCIH da Santa Casa realiza integração com residentes

Objetivo foi mostrar o trabalho de prevenção de infecções que é realizado no Hospital

Na última terça-feira (16) foi realizado na Santa Casa de Poços uma integração da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), em parceria com o Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), com os médicos residentes. O objetivo foi divulgar o trabalho da CCIH de maneira que eles possam contribuir na prevenção das infecções hospitalares.

Durante quase duas horas, o médico infectologista  Dr. Mario Augusto Krugman, presidente da CCIH e a enfermeira da da Comissão, Priscilla Ariana, falaram sobre métodos e protocolos usados para diminuir o risco de infecções.

O Dr. Mario Krugner destaca que é fundamental esse tipo de integração, para que os residentes conheçam o importante trabalho realizado pela CCIH, visando a segurança dos próprios residentes, equipe multidisciplinar e, claro, dos pacientes.

“Usamos protocolos que  não são tirados da nossa cabeça, eles vêm de uma concepção mundial. O que é feito aqui, é feito no Japão, nos Estados Unidos, na África... São procedimentos baseados em estudos, que mostram que é importante ter aquela técnica, aquela atitude frente a um procedimento”, explica Dr. Mario.

O infectologista destaca ainda que não adianta seguir os protocolos sem realizar uma prática simples que é a higienização das mãos.  “Não adianta a gente ter o melhor equipamento, a melhor técnica, o melhor isso ou aquilo se não higienizarmos as mãos. É uma coisa tão simples e tão básica, que a gente acaba negligenciando. Isso tem que ser batido e enfatizado para que as pessoas acreditem e pratiquem”, afirma Dr. Mario Krugner.

A Dra. Francisca de Souza Barreiro, médica responsável pela residência médica na Santa Casa de Poços, ficou satisfeita com o conteúdo passado para os residentes durante a integração.

“Durante o treinamento, o residente passa a estar como parte do corpo clínico, porque ele está diretamente na assistência. Por isso, é extremamente importante que ele conheça os protocolos da instituição, os protocolos das normas técnicas de segurança, os protocolos do controle e da prevenção das possibilidades das infecções hospitalares. É um treinamento extremamente necessário. Na formação dos residentes, essa formação de prevenção e o olhar para a segurança de si mesmo e para a segurança do paciente é algo que não pode deixar de acontecer”, esclarece Dra. Francisca.