Com temas relevantes, 1º Simpósio de Desafios e Boas Práticas de Enfermagem foi um sucesso

Foto 1

Evento foi organizado pelo Departamento de Enfermagem da Santa Casa e contou com dois dias de programação intensa na Urca

Aconteceu nesta terça e quarta-feira (21 e 22), no Espaço Cultural da Urca, o 1º Simpósio de Desafios e Boas Práticas de Enfermagem da Santa Casa de Poços de Caldas. O evento, que contou com participação de grande público, trouxe temas importantes, mostrando a busca constante por excelência no Hospital por parte do setor de Enfermagem.

No primeiro dia, temas importantes foram expostos, como os Desafios do Parto Adequado, com a enfermeira Patricia Pavesi; Boas Práticas na Manipulação das Linhas Venosas em

UTI Neonatal, com as enfermeiras Tatiana Albino e  Polyana Araújo; Atuação do Enfermeiro Nefrologista no Tratamento Dialítico, com a enfermeira Josimara Marques e Interfaces da Organização e Gestão do Centro Cirúrgico CME  - Otimizando os Recursos e Processos de Trabalho, com a enfermeira Viviane Masetti, que mostrou como uma gestão bem feita pode trazer qualidade ao mesmo tempo que reduz os custos do Hospital.

Alguns dos palestrantes do Simpósio

“Eu acredito que foi um ganho para a Santa Casa ter realizado este 1º Simpósio, que será o primeiro de muitos. Foi importante essa oportunidade de mostrarmos o que o enfermeiro está desenvolvendo em relação a melhorias, implantação de novos processos, inclusive a redução de custo. Nós estamos muito ligados aos processos diretos na assistência e muitas vezes não temos a oportunidade de divulgar esse trabalho que a gente faz. Então, eu acredito que esse simpósio nos deu a oportunidade de mostrar o que cada setor realiza de melhor em prol do paciente e em prol da Santa Casa”, relata a enfermeira Viviane.

Ainda no primeiro dia de evento, destaque para a palestra Cuidados Paliativos e Enfermagem: Uma Atenção Além dos Sinais Vitais, com o enfermeiro Guilherme Tavares de Oliveira, que tratou desse tema tão delicado, e para a palestra O Protagonismo do Enfermeiro Emergencista, com a enfermeira Janaína dos Santos, que mostrou um pouco da realidade da enfermagem dentro do setor de Urgência/Emergência.

“Eu acho que esse Simpósio foi um marco na história da Santas Casa. Há muitos anos que não haviam encontros dos profissionais de enfermagem fora do Hospital. Então, participar desse evento foi uma honra. Estou na Santa Casa há 6 anos e nesse período eu tenho participado de muitos altos e baixos, não só na questão financeira, mas na questão profissional. Nós já tivemos escassez de funcionários e agora estamos em um momento em que estamos valorizando a educação permanente dos nossos colegas, tanto de nível técnico quanto de nível superior. Esse simpósio veio não só para aprimorar nosso conhecimento, mas também para mostrar a nossa cara, mostrar nosso trabalho, que é um trabalho de qualidade, que se compara a hospitais de ponta”, revela a enfermeira Janaina.

O Presidente e Fiscal do Conselho Regional de Enfermagem (COREN- MG ), Marcos Rubio, falou da Luta pela Valorização da Classe da Enfermagem em Minas Gerais

2º dia

O 2º dia de Simpósio iniciou com a palestra O Lúdico na Conscientização da Higienização das Mãos, com a enfermeira do CCIH, Priscilla Ariana Silva Marques, que mostrou a importância da higienização das mão para reduzir os riscos de infecções dentro do Hospital; seguiu com o enfermeiro Matusalém de Carvalho falando de Práticas Seguras da Assistência em UTI Adulto e com a participação do Presidente e Fiscal do Conselho Regional de Enfermagem (COREN- MG ), Marcos Rubio, que falou da Luta pela Valorização da Classe da Enfermagem em Minas Gerais. Na parte da tarde, a enfermeira Cibele Martins Tavares fez a Apresentação do Serviço de Oncologia do Hospital e a voluntária Claudia Rocha contou  um pouco da sua emocionante história e de como foi a criação do GAAPO ( Grupo de Assistência e apoio ao Paciente Oncológico), na qual ela é fundadora e presidente.

Outros destaques dos dois dias de Simpósio foi o espaço aberto para as universidades falarem um pouco do programa de estágios dentro do Hospital, as lindas intervenções musicais com talentos do próprio corpo de enfermagem da Santa Casa, os quatro “coffe breacks”, que foram preparados com muito carinho pela turma da cozinha da Irmandade, distribuição de brindes e até uma belíssima homenagem para a coordenadora da Enfermagem da Santa Casa, Josiani Cellis.

“Fiquei muito feliz com a surpresa, não esperava receber essa homenagem. Demonstraram o carinho  que eles têm por mim. Fiquei realizada com o Simpósio, conseguimos atender todas nossas expectativas. Dividimos bastante conhecimentos. Ficou claro o quanto o Departamento de Enfermagem, os enfermeiros que participaram das palestras , ficaram animados, já pensando em um próximo simpósio em breve. Recebemos bastante elogios com relação aos temas, que foram muito pertinentes. Acredito que concluímos o objetivo proposto”, finaliza Josiani.

Aconteceu uma belíssima homenagem para a coordenadora da Enfermagem da Santa Casa, Josiani Cellis

O evento foi uma realização do Departamento de Enfermagem,  com apoio do Setor de Qualidade do Hospital e patrocínio da Forrobodó, Lageli Lingerie, Centro Universitário Uninter, Ótica Diveneza e Cirúrgica Bella Vida, além de várias outras parcerias.