Dos dias 9 a 11 de julho a Santa Casa de Poços se fez presente no 9º Fórum Latino-Americano de Qualidade e Segurança na Saúde em 2024, evento de iniciativa do Hospital Israelita Albert Einstein e do Institute for Healthcare Improvement (IHI), que aconteceu no Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, em São Paulo/SP, com o tema “Tecnologia para Equidade”.
O evento foi uma oportunidade para profissionais e especialistas da tecnologia, saúde, inovação e equidade se reunirem. Foram explorados eixos fundamentais para uma sociedade mais justa e igualitária, tais como Inovação, Promoção da Saúde, Equidade, Meio Ambiente, Educação em Saúde, Segurança do Paciente, Big Data e Inteligência Artificial.
Prêmio
Durante o Fórum foi entregue o Prêmio Julia Lima : Reconhecimento à Segurança do Paciente e sua História, em referência a Julia Giuliani Cruz Lima, uma talentosa bailarina de 27 anos que faleceu em 10 de fevereiro de 2015, após um evento adverso catastrófico durante seis dias de tratamento. Em sua memória, o Hospital Israelita Albert Einstein e sua família criaram o Conselho Consultivo de Segurança e Qualidade Julia Lima e estabeleceram o Prêmio Júlia Lima para reconhecer ações bem-sucedidas de promoção da segurança do paciente, com resultados efetivos e mensuráveis, em instituições de saúde da América Latina.
A Santa Casa de Poços de Caldas alcançou um reconhecimento significativo ao ser selecionada entre mais de 400 trabalhos realizados em todo o mundo. Países como Portugal, México, Estados Unidos, Chile e Peru também submeteram seus projetos, dos quais apenas seis foram finalistas.
Entre os projetos destacados, o trabalho intitulado “Implementação da Ciência da Melhoria da UTI da Santa Casa de Poços de Caldas-MG que resultou na redução de 100% das principais infecções relacionadas à assistência à saúde, gerando uma economia de mais de 5 milhões de reais e salvando estimadamente 37 vidas” se sobressaiu.
Realizado pela Santa Casa através do projeto Saúde em Nossas Mãos do PROADI-SUS, durante o período de 2021 a 2023, o projeto foi reconhecido como um dos finalistas. A menção honrosa foi entregue à equipe diretamente pelos pais de Julia Lima, representantes e CEO Sidney Klajner do Hospital Albert Einstein, destacando o impacto significativo para a população atendida na região.
Os autores dos trabalhos da Santa Casa foram: Jean Carlos de Oliveira, Aline Campedelli, Natasha Fares Cagnani, Flávio de Melo Garcia, Michelle Ferraz Martins Jamarim, Damiana Silva, Priscilla Ariana Silva, Francine Helena Soares, Mario Krugner, Dayse Lúcia da Silva Vasconcelos Gomes e Josiane Celis de Almeida.
Fórum
Durante o Fórum, a Santa Casa teve a oportunidade de compartilhar experiências valiosas através de várias trilhas. Uma das mais destacadas foi a Trilha 76: Momento PROADI – Experiências Exitosas, onde foi apresentada a Experiência do Hospital Geral de Poços de Caldas (HUB HCOR) – Projeto Saúde em Nossas Mãos. A palestrante Priscilla Ariana Silva, da Santa Casa de Poços de Caldas, compartilhou suas vivências no dia 09 de julho.
“Foram expostos dois trabalhos em formato de E-poster. O trabalho finalista do prêmio Júlia Lima foi apresentado pela enfermeira do Setor de Controle de Infecções, Damiana Silva. O segundo trabalho exposto, intitulado ‘Ampliação da metodologia da ciência da melhoria como estratégia para redução de lesão por pressão na UTI Geral da Santa Casa de Poços de Caldas, Minas Gerais’, está em fase de desenvolvimento no hospital e tem como objetivo reduzir em 50% as lesões por pressão na UTI até 2025”, explica a enfermeira da CCIH da Santa Casa, Priscilla Ariana Silva.