Os alunos do curso Técnico em Segurança do Trabalho do SENAC/MG participaram na tarde de ontem, 19, de uma visita técnica para conhecer as instalações do Hospital Santa Casa. Os alunos estão no primeiro período do curso e foram supervisionados pelo professor Francisco Braido. A visita foi conduzida pelo SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, através do Técnico de Segurança do Trabalho Gustavo Adriano Giamarim, que dividiu os alunos em grupos de cinco pessoas.
Durante a visita, os alunos puderam aprender sobre as atividades executadas pelo SESMT no Hospital e entender sobre as atividades assistenciais como tratamento ao paciente, serviços auxiliares e administrativos. Os alunos também conheceram a Central de Materiais e Esterilização e a Lavanderia da instituição.
O Técnico em Segurança do Trabalho Gustavo Giamarim fez o acolhimento dos alunos no dia 18 de abril na unidade do SENAC e na terça feira recebeu os alunos e o professor para a apresentação da Irmandade. “É muito importante esse primeiro contato do aluno com a Segurança do Trabalho na área da Saúde. O nosso serviço é muito abrangente e estamos presente em todo tipo de empresa, inclusive nos hospitais. A visita proporcionou aos alunos o conhecimento dos riscos ocupacionais encontrados no hospital, os programas de prevenção de acidentes com materiais biológicos e demais atividades da equipe de segurança do trabalho na Santa Casa”, diz Gustavo Giamarim.
O professor do SENAC, Francisco Braido, conta o que os alunos puderam aprender durante essa visita técnica à Santa Casa. “Esta atividade proporcionou aos alunos conhecer algumas práticas relacionadas ao profissional da segurança do trabalho, começando pelo procedimento de integração, em que foram apontados itens específicos dos estabelecimentos de saúde, e acolhimento dos visitantes, realizado no Senac, um dia antes da visita ao Hospital”, relata o professor.
“Durante a visita, os alunos conheceram alguns setores e postos de trabalhos, onde puderam exercitar a percepção de riscos e, também, entender como é o funcionamento deste importante hospital que abriu as portas da instituição para esta atividade de aprendizagem dos alunos. Nesta oportunidade, os alunos e o instrutor agradecem à administração da Santa Casa e ao SESMT, pela permissão e acompanhamento desta prática docente”, finaliza Francisco.