No dia 26 de maio desse ano, a emoção tomou conta da Santa Casa na despedida da cadela Sissi, um dos símbolos do projeto de Cãoterapia do Hospital, que teve que se aposentar por conta de um problema de saúde.
Já sem a presença de Sissi (que apesar de aposentada passa bem), a Cãoterapia voltou a acontecer na Santa Casa no último dia 11, dessa vez com uma novidade: a presença da golden Sophia, que fez sua estréia no projeto ao lado da golden Bonita e do Shih Tzu Nagai, já velhos conhecidos de pacientes e funcionários da Irmandade.
A CãoTerapia é um projeto da veterinária Maura Pelegrinni e do adestrador Fabiano Pelegrinni, que acontece na Santa Casa desde 2019, fazendo um lindo trabalho de visitação com os pacientes do Hospital. Maura conta como foi trazer essa nova integrante nesse projeto tão importante.
“A Sophia foi minha paciente filhotinha e hoje ela já está com 3 anos. Ela está treinando, veio conhecer o ambiente da Santa Casa e a gente aproveitou para ver o perfil dela, ver como ela se adapta. Ela foi muito carinhosa com os pacientes, foi muito bem, mas cansou um pouquinho. A expectativa é que ela continue, dependendo da disponibilidade dos tutores de trazê-la, já que eles moram em Valinhos, no Interior de São Paulo, e vieram para Poços só para que a Sofia participasse da Cãoterapia”, revela Maura.
Os tutores de Sofia são o casal Maria do Carmo Cruz Lopez e Cid Fontana Lopez, que acompanharam a sessão de Cãoterapia e ficaram muito felizes, já que era um sonho deles que Sofia levasse alegria aos pacientes do Hospital.
“Nós somos de Valinhos, mas temos uma casa aqui em Poços e quando a Sofia veio pequenininha do canil lá de São Paulo, na época da pandemia, ela quase morreu. Aí a Maura cuidou dela, fez fisioterapia e ela ficou bem. Desde então desenvolvemos uma amizade, a Maura já tinha a Sissi e a Bonita e convidou a Sophia para fazer a visita da Cãoterapia. Deu certo da gente vir e foi muito legal, eu gostei bastante”, conta Cid.
“A Sofia foi muito bem, ela cansou um pouco, ainda está meio estabanada, mas é a primeira vez, com certeza vai melhorar. Foi muito recompensador, ver no rosto das pessoas a alegria, ver que, por um breve momento, eles esqueceram dos problemas. Foi ótimo, eu achei maravilhoso”, completa o tutor de Sofia.