A angiotomografia computadorizada (angioTC) de coronárias é um exame não invasivo, de baixo risco e bastante acurado para excluir casos de doença coronária que, à partir de agora, é oferecido pelo Centro de Imagens da Santa Casa de Poços para convênios e particulares.
O biomédico Yran Ferreira Saba, gerente de aplicação da Philips, esteve recentemente na Santa Casa para treinar a equipe do Centro de Imagens para que pudesse ser realizado no Hospital a angiotomografia.
O exame de angio coronária é um exame para avaliação das coronárias do paciente, é um exame muito tranquilo, rápido, onde é feito um preparo 24 horas com o paciente que, ao chegar ao Hospital, é avaliado a frequência cardíaca do mesmo e, uma vez que a frequência cardíaca está instável, a gente pode colocar ele na maca para fazer a aquisição das imagens. O procedimento todo pode chegar a 15 minutos, dependendo muito da condição do paciente, que deve colaborar muito com todo o preparo para fazer o exame de angiotomografia”, explica Yran.
O gerente de aplicação da Philips destaca ainda que os exames realizados na Santa Casa preconizam a qualidade de imagem, com baixa dose de radiação e diminuindo o volume de contraste, já que o volume de contraste pode ser prejudicial, principalmente para pacientes com problemas renais.
“Como esse equipamento trabalha com Inteligência artificial, é um equipamento que vai proporcionar aos usuários otimizar ao máximo todos os recursos para fazer o exame na melhor qualidade possível, com tempo, dose, radiação e volume de contraste”, conta Yran. A gerente executiva do Centro de Imagens, Andréia de Almeida Silva, destaca que apesar desse ser um exame disponível só para convênio e particulares, o resultado financeiro desse tipo de procedimento é que ajuda a Santa Casa a melhor atender aos pacientes SUS.
“Agora já estamos realizando os exames de coronárias para convênios e particulares. Os exames são de excelente qualidade. Trata-se de um exame com baixa radiação, modulação de dose, controle com pouco contraste, que a gente sabe que isso evolui na função renal do paciente. E também a perfusão cerebral que é uma coisa que ajuda muito na função cerebral em caso de AVC”, explica Andreia.