O contraste, substância tão necessária para realizar exames de imagem, está em falta em todo Brasil. Aqui em Poços, de Caldas a Santa Casa tem tido dificuldades de realizar alguns tipos de exames por causa da falta desse material, mesmo com o setor de Compras fazendo tudo para adquiri-lo.
Por sua vez, o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), preocupado com a situação, ouviu as empresas do setor e listou alguns fatores responsáveis pela escassez do produto no mercado.
Entre esses fatores estão: o aumento da demanda, com o número de exames de imagem, com utilização de meio de contraste, em níveis bem acima daqueles observados no período pré-pandemia; a situação da Covid no resto do mundo; escassez do iodo, elemento químico essencial nas formulações dos meios de contraste usados em tomografia; interrupção provisória do fornecimento dos meios de contraste por uma das empresas com importante fatia deste mercado, entre outros fatores.
O superintendente da Santa Casa, Ricardo Sá, lamenta as dificuldades que estão ocorrendo pela falta de contraste, mas está esperançoso em que essa situação se resolva o quanto antes.
“Das empresas ouvidas pelo CBR, as que admitiram uma restrição no fornecimento, tem previsão de que essa situação será normalizada em breve, tendo em vista os esforços e investimentos realizados em sua linha de produção objetivando a normalização dos estoques o mais breve possível. isso nos deixa animados, já que, mesmo apesar de todo o esforço do nosso setor de Compras, estamos tendo essa dificuldade em adquirir o contraste, o que acaba trazendo ônus para o usuário do Hospital”, explica Ricardo Sá.