No início do ano, a Santa Casa de Poços deu um passo significativo em direção à excelência em gestão e assistência em saúde ao anunciar sua parceria com a renomada CQ Consultoria, marcando o início de uma colaboração que visa à obtenção da Acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA).
Passados quase seis meses, em sua terceira visita presencial ao Hospital, a equipe da CQ Consultoria ficou muito animada com o que viu, destacando o empenho da equipe e a melhora dos processos, tendo a certeza de que o Hospital está no caminho certo rumo à Acreditação.
“Nesta última visita nós ficamos super felizes, a equipe caminhou muito, tudo aquilo que eles se propuseram da última visita e das mentorias semanais eles fizeram. Eles corrigiram muita coisa, andaram muita coisa, mostraram muita coisa pra gente e nós deixamos novas lições de casa”, explica a fundadora da CQ Consultoria, Cátia Albuquerque, consultora em gestão de qualidade em saúde credenciada pela ONA.
“Está tudo indo da maneira certa, não dá para ser corrido porque é tudo muito complexo, a gente trabalha linhas de cuidado. Quando falamos, por exemplo, de Centro Cirúrgico, não é o bloco cirúrgico, vai desde a marcação cirúrgica, passando pela internação administrativa, pela internação assistencial, vai para a cirurgia, sai da cirurgia, vai para a UTI, ou vai para internação de volta, com todos os processos de apoio envolvidos. Então, é complexo. Se fizer correndo não traz o resultado a longo prazo, traz um resultado só imediatista e depois não se mantém. Por isso, as equipes estão indo devagar para fazer corretamente”, diz Cátia.
A consultora destaca ainda que, apesar do processo ainda estar no início, a busca pela Acreditação já está trazendo resultados efetivos na melhora do atendimento ao paciente. “A gente já vê análise de risco e indicadores trazendo resultados. Nem todos indicadores estão mostrando resultados perfeitos, maravilhosos, mas é para isso mesmo, para você olhar o resultado e tomar ações de melhoria. Já estão havendo muitas reuniões para tratar ações. Eu vou dar o exemplo da diálise, na hemodiálise a gente fez há algumas semanas a mentoria, terminou a mentoria e eles se mantiveram na sala, já fizeram a correção, já fizeram ações no mesmo dia e hoje eu já enxerguei isso colocado em prática”, relata Cátia.
Compromisso
A coordenadora do setor da Gestão de Qualidade, Maria Valéria Baptista, destaca que a Santa Casa está sempre em busca de melhorias nas práticas assistenciais. “Com o intuito de fortalecer nossas políticas institucionais e os processos de segurança do paciente, sentimos a necessidade de ir em busca da acreditação hospitalar (ONA). Para isso foi contratado uma consultoria para nos direcionar com ferramentas personalizadas, otimizando e evidenciando os nossos serviços de saúde, garantindo uma melhor experiência para os nossos pacientes e uma gestão mais eficiente e eficaz. Nossa equipe encontra-se engajada, e isso leva a instituição a um estágio de maturidade no sistema de gestão, fazendo com que esse desafio seja superado com constância e propósito”, afirma Valéria.
“As mentorias são realizadas semanalmente de forma online, sempre às quintas-feiras, das 09h às 11h, complementadas por visitas presenciais a cada dois meses. Nossa trajetória de 20 meses está focada na organização dos processos e na preparação para a visita de certificação. Estamos empenhados na jornada de acreditação da ONA, confiantes de que alcançaremos nossas metas com êxito, visando proporcionar o cuidado e a segurança dos nossos pacientes”, completa a coordenadora do setor de Qualidade do Hospital.