No último final de semana, dias 23 e 24, aconteceu mais um mutirão de cirurgias na Santa Casa de Poços. Foram 33 pacientes no sábado, 28, e 15 pacientes no domingo, 29, em sua maioria crianças que realizaram cirurgias de otorrino.
Com essas cirurgias, desde o primeiro mutirão, que aconteceu no fim de semana de 12 e 13 de abril, a equipe da Otorrino, composta pela Dra. Jaqueline Quintanilha Brucha, Dr. Engler Mori Ferreira, Dra. Danielle Ribeiro Pereira Vilela e Dra. Gláucia Regina Prata Coabianco, realizou um total de 235 cirurgias pediátricas. Com isso, a Santa Casa praticamente zerou a fila de crianças com menos de 10 anos e, agora, nos próximos mutirões, passará a realizar cirurgias em pacientes com mais idade e adultos.
A diretora técnica da Santa Casa, Dra. Jaqueline Quintanilha Brucha, que é otorrino e uma das cirurgiãs do mutirão, destacou que esse recorde de cirurgias acontece em um momento delicado, quando passamos por um pico de doenças respiratórias e, mesmo assim, tudo transcorreu bem, seguindo os protocolos de segurança.
“A gente segue nesse pique para todo mundo ter a oportunidade de receber o tratamento que precisa e mantendo todo o protocolo de segurança, mantendo toda a estrutura do hospital, atendendo pacientes que não são do mutirão. Estamos passando por um pico de doenças respiratórias, muita gente internada, principalmente com quadros de pneumonia e doenças pulmonares. Então, tivemos toda a cautela de colocar as crianças em outra ala, para que não houvesse risco de transmissão, para que elas não fossem expostas. A equipe toda muito orientada aos protocolos de segurança para controle das infecções. Dessa forma, esperamos que, apesar do inverno difícil que promete este ano, consigamos manter as cirurgias acontecendo.”