Para melhorar a relação entre funcionários e, consequentemente, prestar um melhor atendimento aos pacientes, a equipe de Psicologia da Santa Casa realizou durante essa semana, nos dias 13 e 14, um treinamento de humanização com os coordenadores da instituição.
Foram três grupos, divididos em duas manhãs, que puderam contar com toda experiência e competência da equipe de Psicologia que, através de muita informação, diálogos e até mesmo dinâmicas, conseguiu falar desde assuntos importantes, como ética no trabalho, até assuntos mais delicados, como o assédio moral. Sempre pensando em promover relações mais humanizadas dentro do Hospital.
A gerente de recursos Humanos/Psicologia da Santa Casa, Janice de Castro, explica um pouco do que foi pretendido com esse treinamento, sempre ressaltando que a ideia é que esses valores sejam disseminados não só entre os coordenadores, mas entre todos os profissionais da Instituição.
“Neste treinamento de Coordenação Humanização, a equipe de Psicologia da Santa Casa buscou capacitar a coordenação do Hospital nas competências que uma liderança precisa ter, para que possa contar com uma equipe motivada e com comprometimento. Quando falamos de uma Coordenação Humanizada, não estamos falando em ‘deixar rolar’, ‘passar a mão da cabeça’ ou ‘ser bonzinhos’, mas, na verdade, uma coordenação humanizada é saber produzir uma relação de confiança, dar suporte emocional, ter empatia, promover um ambiente seguro, ser líderes acessíveis. A psicologia sempre aborda a temática da humanização com os pacientes e nestes dias buscamos trazer para a nossa relação de trabalho, com os colegas no dia a dia! Foram dois dias de muito aprendizado e troca de experiências”, relata Janice.
A arquiteta da Santa Casa, Natália Siqueira, responsável pelo setor de Manutenção, ficou muito satisfeita com o conteúdo do treinamento. “Acredito que seja muito importante o investimento em educação continuada dos colaboradores da instituição. Ainda mais treinamentos voltados para a humanização e relações interpessoais, pois o ambiente hospitalar por si só já carrega consigo um alto nível de stress e responsabilidade. Conhecer novas técnicas deixa o dia a dia de trabalho mais leve”, destaca Natália Siqueira.