Na última semana, dia 29 de junho, aconteceu uma manhã junina preparada com todo o carinho pelo Grupo de Apoio ao Paciente Oncológico (Gaapo) para os pacientes da Unacon. Além de quitutes, brincadeiras e a decoração especial, o evento contou com a música de Giovani e Denilson, que realizou uma apresentação através de seu projeto Acalanto, no qual a dupla se apresenta em instituições da cidade ao lado do tecladista Flávio D’ávila.
A voluntária Lena Alexandre destaca a importância da participação da dupla sertaneja em mais esse evento do Gaapo. “Como sempre, a gente esse ano contou com a participação da dupla Giovani e Denilson, através do projeto Acalanto. Todas as vezes que eles vão tocar na Unacon é a maior alegria, todo mundo se diverte e dança, a gente fica muito feliz e saí melhor do que entrou, com o coração quentinho, porque a gente tá vendo que faz bem, tira o foco da doença, as pessoas esquecem um pouquinho o que eles foram fazer ali e se divertem, que não é uma coisa que acontece todos os dias na vida desse pessoal que precisa de tratamento”, diz a voluntária.
Lena afirma ainda que houve um grande esforço dos voluntários do Gaapo para fazer uma manhã bem agradável para os pacientes.
“Nossa voluntária fez bolos, bolo de iogurte, bolo de fubá, bolo de fubá com goiabada… Foi um complemento do Café Cacon. Nós levamos também uma pescaria para dar uma descontraída e foi muito legal. Os brindes a gente separou por números, cada caixinha tinha um número e a pessoa recebia um brinde, tinha desodorante, shampoo, creme para o corpo, cachecóis, lenços, toucas, luvas… Tudo que a gente ganhou de doação de pessoas a comunidade de Poços que nos ajuda”, conta Lena.
“Foi muito divertido, as pessoas dançaram, cantaram junto, foi muito legal. É uma coisa simples, mas eu acho que é uma coisa muito importante, que mostra que a gente faz nosso trabalho com muito carinho, sempre pensando no bem estar do paciente oncológico. Tudo que a gente faz ali é pensado, programado. A decoração também foi feita pelas voluntárias nossas. E é isso, a gente faz tudo pelo bem estar do paciente, que está na sala de espera e é bem acolhido”, completa a voluntária do Gaapo.
O projeto Acalanto é desenvolvido há 4 anos pela dupla Giovani e Denilson, em parceria com o tecladista Flávio D’ávila, através da Lei Municipal de Incentivo a Cultura, com o apoio do Monreale Hotel. Além da Unacon, o projeto acontece em outras entidades, como Adefip, Avocc, Lar dos Velhinhos, AADV, entre outras.
“Nós temos 19 anos de carreira, vivemos algumas fases nesse período e, graças a Deus hoje estamos em outro nível da carreira, a música correndo a região toda, fazendo grandes shows e poder estar nas entidades levando um pouco de alegria às pessoas é algo que está na nossa essência. Se Deus quiser, independente da condição que a gente tiver, queremos ter projetos assim, porque é estar em contato com as pessoas que mais precisam, em alguns momentos delicados em que a música transforma totalmente o coração, a alma. A gente percebe isso nos rostos das pessoas quando a gente toca. Então, é algo que satisfaz muito a gente, é um carinho pra gente mesmo, embora estejamos doando para o próximo”, diz o cantor Denilson.