Novembro é o mês internacional de sensibilização para a causa da prematuridade, o chamado Novembro Roxo. E dia 17 de novembro é o Dia Mundial da Prematuridade. Pensando nisso, todos os anos, a UTI Neonatal da Santa Casa realiza uma série de ações para lembrar a importância do tema, culminando na tradicional Caminhada da Prematuridade, que aconteceu no dia 20.
No dia 17 de novembro, Dia Mundial da Prematuridade, a equipe da Neonatal realizou uma roda de conversa com os pais dos bebês internados na UTI, onde falaram sobre o tema e tiraram as dúvidas dos participantes que, logo após, puderam participar de um delicioso café. A roda de conversa fez parte da programação do Novembro Roxo da Santa Casa, que visa conscientizar a população sobre os cuidados e prevenção do parto prematuro.
Durante a Semana da Prematuridade foram realizadas também lives abordando o tema, exposição de desenhos dos bebês Prematuros feitos pela Enfermeira Gabriela Franco , ensaio fotográfico realizado pela Júlia Danziger, além da tradicional Caminhada da Prematuridade, que foi realizada no domingo, dia 20 de novembro, no Parque Municipal.
“Todos os anos, na Santa Casa de Poços, o mês de novembro é marcado pelo Novembro Roxo. A data mais uma vez foi marcada por algumas ações internas e fechou com chave de ouro com a tradicional caminhada da prematuridade, que nos anos anteriores foi substituída por carreatas devido a pandemia. A caminhada deste ano reuniu os funcionários que trabalham na UTI e teve a presença de alguns pais que levaram seus filhos, que já estiveram internados na UTI, para a caminhada . Esse ano, o Novembro Roxo entrou em clima de Copa do Mundo e trouxe as fotos de uma ” Seleção de Fofuxos ” em um ensaio realizado pela fotógrafa Julia Danzinger, as fotos ficaram expostas na Santa Casa e levantou a torcida para essa seleção de prematuros muito especiais”, explica a enfermeira da UTI Neonatal, poliana Araújo.
“Mais uma vez o resultado do Novembro Roxo nos surpreendeu. Conseguimos pelo menos trazer algo diferente para os pais que têm seus bebês internados na UTI, sabemos que não é fácil para eles. As ações realizadas na Semana da Prematuridade tem como objetivo chamar atenção para as causas e consequências de um parto prematuro e como isso reflete na vida dessas famílias e também trazer um pouco de leveza e alegria”, completa Poliana.