A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com a Santa Casa, realiza neste fim de semana mais uma etapa do mutirão de cirurgias voltado para o público infantil. Nesta edição, 33 crianças serão atendidas na especialidade de otorrinolaringologia.
Desde o início da ação, já foram realizados 235 procedimentos cirúrgicos na área, beneficiando crianças com quadros de otites, sinusites, dificuldades auditivas e obstruções nasais.
O objetivo dos mutirões é oferecer cirurgias de forma ágil, contribuindo para a redução da fila de espera do SUS e garantindo acesso rápido a tratamentos essenciais para o desenvolvimento infantil. “Muitas famílias aguardam há meses por esse tipo de cirurgia, que, se não realizada, pode impactar a fala, a audição e até o aprendizado escolar”, destaca o secretário municipal de Saúde, Dr. Luis Augusto de Faria Cardoso.
As crianças beneficiadas, com idades entre 0 e 12 anos, são previamente cadastradas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. As cirurgias são realizadas na Santa Casa, por meio da parceria com a Prefeitura, que viabiliza toda a estrutura necessária.
Além dos mutirões, o convênio com a rede municipal tem garantido uma expressiva produção assistencial. De janeiro a abril de 2025, a Santa Casa realizou mais de 18 mil consultas, 6 mil pequenos procedimentos ambulatoriais e milhares de exames, como raios X, tomografias e ultrassonografias.
A expectativa é que novas edições dos mutirões aconteçam até o fim do ano, abrangendo outras especialidades e ampliando o acesso da população aos serviços de saúde.