Na manhã da última sexta-feira (25), a Santa Casa de Poços de Caldas recebeu novos equipamentos em uma cerimônia que celebrou a parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a PUC Minas, campus Poços de Caldas. Foram entregues oito monitores multiparâmetros, um investimento de R$272,13 mil, que prometem melhorar significativamente a qualidade do atendimento hospitalar.
Estiveram presentes no evento o secretário adjunto de Saúde, Carlos Almeida; o coordenador do Curso de Medicina da PUC Minas, Dr. Antonio Angelo Rocha; o coordenador de Extensão do Curso de Medicina da PUC Minas Poços de Caldas, professor Fabiano Costa Teixeira; o diretor técnico da Santa Casa, Dr. Renan Vicente Starling Braga; o vice-provedor do Hospital, Marcos de Carvalho Dias, além de outros membros da diretoria e funcionários.
Durante a cerimônia, o vice-provedor da Santa Casa, Marcos de Carvalho Dias, destacou a relevância dessa colaboração. “A PUC é uma grande parceira da Santa Casa. Trata-se de uma parceria de mão dupla: recebemos os estudantes da PUC para estágios e residência, e, em contrapartida, a universidade doa equipamentos que são essenciais para nosso funcionamento. Esses oito monitores multiparâmetros vão atender setores estratégicos como o Centro Cirúrgico, a Urgência e o Centro Obstétrico, além de uma central de monitoramento que dará mais suporte à equipe médica, beneficiando diretamente nossos pacientes”, disse Marcos.
O coordenador do Curso de Medicina da PUC Minas, Dr. Antonio Angelo Rocha, ressaltou que a doação também é uma forma de fortalecer o aprendizado e a assistência à saúde no município. “Esse investimento de R$272 mil representa a contrapartida do Curso de Medicina para a cidade e, especialmente, para a Santa Casa. Além de melhorar a assistência nos setores críticos, a iniciativa também contribui para a formação dos nossos alunos, que passam a trabalhar com equipamentos modernos e prestar um atendimento de excelência”, afirmou o Dr. Antonio Angelo.
O secretário adjunto de Saúde, Carlos Almeida, frisou a importância da cooperação entre a prefeitura, a PUC e a Santa Casa: “Essa parceria é extremamente exitosa. A Santa Casa é hoje nossa maior prestadora de serviços e atende não apenas Poços de Caldas, mas toda a microrregião. Além desses monitores, vários outros equipamentos já foram entregues ao longo dessa colaboração, beneficiando toda a população. Os profissionais que utilizam esses recursos e, principalmente, os pacientes, são os grandes beneficiados, pois esses aparelhos trazem mais conforto e eficiência na assistência”, explicou Carlos.
Carlos Almeida também lembrou que a PUC contribui com outros serviços além da Santa Casa. “A PUC Minas apoia toda a rede de saúde municipal, com doações de equipamentos, como os usados na litotripsia, e mobiliário para as unidades de saúde. Além disso, a presença dos alunos e profissionais nas unidades municipais fortalece a confiabilidade do sistema de saúde local”, completou o secretário adjunto de Saúde.
O diretor técnico da Santa Casa, Dr. Renan Vicente Starling Braga, explicou a relevância dos novos monitores para o atendimento dos pacientes. “Os monitores multiparâmetros permitirão acompanhar em tempo real sinais vitais essenciais, como batimentos cardíacos, pressão arterial, saturação de oxigênio e capnografia. Isso é especialmente importante para pacientes intubados, pois garante maior controle e segurança no tratamento”, relatou o Dr. Renan.
Ele também destacou a urgência da renovação desses equipamentos. “Já esperávamos por esses aparelhos com muita expectativa. Setores como o Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico e Urgência contavam com monitores, mas muitos estavam obsoletos. Dois anos atrás, conseguimos renovar parte desses equipamentos com a ajuda da PUC, e agora, com essa nova entrega, completaremos a atualização necessária para todos os setores”, finalizou o diretor técnico do Hospital.
Com os novos monitores e a central de monitoramento, a Santa Casa reforça seu compromisso com a excelência no atendimento e a segurança dos pacientes. A parceria com a PUC Minas e a Secretaria de Saúde evidencia como a união entre ensino e assistência pode resultar em benefícios concretos para a população e para a formação de futuros profissionais de saúde.