Nesta quarta e quinta-feira, 14 e 15 de maio, a Santa Casa de Poços de Caldas realizou sua Campanha de Higienização das Mãos 2025, em alusão ao Dia Mundial da Higiene das Mãos, comemorado em 5 de maio. A ação, que aconteceu no Espaço Sicred, das 16h às 20h, envolveu todos os setores da instituição em atividades educativas e interativas sobre o tema.
Coordenada pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), a campanha teve como foco conscientizar os profissionais sobre a importância da higienização correta das mãos na prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde.
Segundo a enfermeira da CCIH, Priscila Ariana, um dos temas centrais abordados foi a pirâmide das luvas, uma proposta da Organização Mundial da Saúde (OMS) que orienta sobre os momentos em que o uso de luvas é realmente necessário e quando ele deve ser evitado. Também foram reforçados os cinco momentos da higienização das mãos, que são fundamentais para a segurança do paciente e do profissional.
A atividade foi marcada por uma dinâmica de perguntas e respostas entre equipes, com uso de campainha e pontuação para quem acertasse as questões primeiro. “As equipes vencedoras ganharam mimos oferecidos pela Recomed. Foi uma forma leve e divertida de reforçar um tema tão sério”, contou Priscila.
Tema 2025: Luvas, às vezes. Higiene das mãos, sempre.
A campanha interna da Santa Casa acompanha o movimento global liderado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que em 2025 celebra os 17 anos da campanha “SAVE LIVES: Clean Your Hands” (Salve Vidas: Higienize Suas Mãos). O tema escolhido para este ano é: “Luvas, às vezes. Higiene das mãos, sempre.”, destacando que o uso inadequado de luvas pode substituir — erroneamente — a higienização correta das mãos, comprometendo a segurança do paciente.