

Nos dias 23 e 24 de junho, o Hospital da Santa Casa de Poços de Caldas promoveu o evento “Junho Azul Celeste 2025”, organizado pelo Centro de Material e Esterilização (CME). A iniciativa teve como proposta abrir o setor para visitas técnicas, convidando os profissionais da instituição a conhecerem de perto os processos internos e a importância do CME na rotina hospitalar.
A campanha tem como objetivo dar visibilidade ao trabalho realizado, promover a valorização dos profissionais do setor e reforçar a transparência nas práticas que garantem segurança e qualidade no cuidado aos pacientes.
“A cor azul celeste remete ao céu e simboliza o papel do CME como o ‘céu’ do hospital — um setor que conecta todas as áreas por meio do reprocessamento seguro de materiais. Nosso trabalho impacta diretamente na qualidade da assistência”, destacou a enfermeira coordenadora do CME, Viviane Masetti.
O evento também contou com a “Gincana do Saber”, uma dinâmica interativa de perguntas e respostas sobre os processos apresentados durante a visita técnica. A atividade teve excelente participação e contribuiu para o fortalecimento do conhecimento sobre o papel do CME.
“A campanha Junho Azul Celeste tem como missão disseminar a relevância do CME e a dedicação dos profissionais que atuam desde o preparo de um simples curativo até materiais cirúrgicos altamente complexos”, completou o enfermeiro Luis Felipe.
A ação integra o movimento nacional de conscientização sobre a importância estratégica do CME na segurança do ambiente hospitalar.

