A PUC Minas Poços de Caldas realizou, na manhã da última sexta-feira, 5 de maio, uma cerimônia para entregar a autoridades da Secretaria de Saúde do Município e representantes do Hospital Santa Casa dois aparelhos de tecnologia avançada adquiridos com recursos da Universidade: um gastrovideoscópio e um colonovideoscópio. Os equipamentos serão utilizados em exames de endoscopia e colonoscopia, respectivamente, facilitando ainda a realização de procedimentos cirúrgicos do trato gastrointestinal. O investimento total nesta compra foi de R$ 166 mil.
A Santa Casa foi representada durante a entrega dos equipamentos pela provedora da Irmandade Célia Maria de Souza, pelo vice-provedor Marcos de Carvalho Dias, pelo diretor técnico Dr. Renan Vicente Braga e também pela arquiteta do Hospital, Natália Siqueira. O evento permitiu que os participantes conhecessem detalhes técnicos dos aparelhos e conversassem sobre os impactos de sua utilização na Santa Casa, que está vinculada à rede pública de saúde do município. A principal vantagem é que, ao dispor simultaneamente de um novo gastrovideoscópio e um colonovideoscópio, o hospital deve promover um aumento no número de exames realizados.
“São equipamentos que contam com uma tecnologia de última geração e que se somam a outras doações feitas pela Universidade à Secretaria de Saúde neste ano, como um aparelho de ultrassonografia destinado ao Centro Especializado de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança. Estamos realizando ainda obras e reformas em hospitais da cidade, além de projetos arquitetônicos para espaços como a farmácia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vilas Unidas”, relatou o pró-reitor adjunto da PUC Minas Poços de Caldas, Prof. Dr. Iran Calixto Abrão.
Para o vice-provedor da Santa Casa de Poços de Caldas, Marcos de Carvalho Dias, a ampliação no número de equipamentos disponíveis qualificará ainda mais o atendimento prestado no hospital. “Projetamos mais que dobrar a quantidade de exames realizados diariamente, o que contribuirá para a eliminação das filas de atendimento”, comemorou.
O secretário municipal de Saúde, Thiago Mariano, avalia que a parceria com a Universidade tem sido fundamental para a população, com investimentos robustos. “Os novos equipamentos vão contribuir, inclusive, para o Saúde Fila Zero, pois já chegam incorporados ao nosso sistema, permitindo agilizar nossos processos e beneficiar os moradores”, explicou, referindo-se ao programa que busca reduzir a espera por atendimentos na rede pública.