Na manhã da última quinta-feira, 14, várias atividades em comemoração à Páscoa aconteceram na Santa Casa de Poços. Mais cedo, a turma da ong Lenços ao Vento fez uma entrega de ovos de páscoa para o setor de Oncologia da Irmandade.
Pouco depois, em uma Pediatria toda enfeitada para a data, as crianças internadas ganharam chocolate do coelhinho da páscoa, pelúcias de um “unicórnio” para lá de especial, além de se divertirem com a presença do Capitão América. Tudo isso ao som de lindas músicas infantis tocadas pelo violinista João Paulo Gregório.
Na primeira ação do dia, a turma do Lenços ao Vento foi até ao setor de Oncologia do Hospital, onde entregou ovos de páscoa para os pacientes que faziam quimioterapia e para os pacientes internados na Ala Oncológica.
“Todos os anos a gente tenta fazer uma ação diferente na Páscoa e esse ano surgiu a ideia de duas voluntárias nossas, a Carla e a Alice, de confeccionar ovos com chocolates que elas ganharam de amigos e parceiros. Elas fizeram esses ovos e vieram com a gente para entregarmos aos pacientes oncológicos e também da Hemodiálise. Elas confeccionaram com todo carinho também um ovinho para os funcionários da Santa Casa que nos ajudam durante o ano todo. Todas as vezes que precisamos deles, eles são muito solícitos”, explica a diretora financeira da ong Lenços ao Vento, Vanessa Dias.
“Tentamos trazer um pouco de luz para o caminhos deles, transformar dias de luta em dias de glória, porque não é fácil passar pelo tratamento, por isso, trazer uma manhã mais feliz no momento em que eles estão passando pela quimioterapia é muito importante”, completa Vanessa.
A turma do Lenços ao vento presenteou com ovos os pacientes da Oncologia
Pediatria
Com várias atrações e com uma decoração especial para que os jovens enfermos pudessem ser fotografados, a páscoa na Pediatria foi uma grande festa. A médica responsável pelo Setor, Dra. Bárbara Lusvarghi, destaca que esse tipo de evento nas datas comemorativas, com certeza, contribuem na agilidade da recuperação das crianças que estão hospitalizadas.
“Essa é a segunda vez que nós fazemos a comemoração da Páscoa, contamos com a presença do coelhinho, dos outros voluntários que vieram alegrar o dia das crianças e dos familiares aqui internados. Desde o ano passado, em todas as datas comemorativas, nós conseguimos realizar algumas ações, seja no carnaval, na páscoa, fizemos também ação do Dia das Mães, festa junina, Dia das Crianças, que foi muito bacana, quando tivermos atividades o dia inteiro de recreação com as crianças e finalizamos com o Natal”, relata Dra. Bárbara.
A equipe da Pediatria fez a festa dos pacientes durante o evento de Páscoa
Pelo segundo ano seguido, o funcionário que vestiu de coelho para dar alegria às crianças foi o gerente de acolhimento Fabrício Aldrei que diz ser uma satisfação enorme poder fazer parte deste tipo de ação.
“Já é o segundo ano que estou neste papel de coelho da Santa Casa. É uma alegria ver o sorriso dessas crianças ao verem o coelho, desperta esse entusiasmo, é muito gratificante para nós que trabalhamos aqui na área da saúde. A figura do coelho não só provoca essa alegria nos pacientes da Pediatria, como também nos adultos que acabam fazendo mais festa do que as crianças. Então, isso é uma recompensa que não tem valor monetário que compre”, relata Fabrício.
Pelo segundo ano seguido, o funcionário que vestiu de coelho para dar alegria às crianças foi o gerente de acolhimento Fabrício Alfrei
Surpresa
Uma linda surpresa para as crianças foi a presença da técnica em enfermagem do PSF da Regional Leste, Aline Nuevo da Silva que, por iniciativa própria, se vestiu de unicórnio e doou bichos de pelúcia para os pacientes.
“A ideia surgiu a partir de um vídeo que vi no Facebook onde tinha um espantalho que dançava e levava alegria para as crianças e idosos no hospital. Eu achei muito legal essa ideia e, como o meu era mais direcionado para crianças, eu pensei que o unicórnio seria o ideal, aí eu vim vestida de unicórnio e trouxe alguns bichos de pelúcia para as crianças, para trazer alegria para elas. Nós sabemos que estar no hospital é um momento difícil para as crianças e para as mães, então, acho que a gente ajudar um pouquinho fazendo eles felizes é importante e deixa os nossos corações mais quentinhos”, conta a técnica em enfermagem.
Vestida de Unicórnio, a técnica em enfermagem do PSF da Regional Leste, Aline Nuevo da Silva, se juntou ao coelho da páscoa e ao Capitão América para levar alegria às crianças nessa Páscoa
Mais atrações
Quem não poderia faltar nesse evento é o recreador e cosplayer Francisco Alves Júnior, o “Chico Rogers”, que desde 2019 mantém um projeto no hospital vestido de Capitão América. Mais uma vez ele encantou pacientes, funcionários e familiares com o seu carisma.
“Esta ação é muito importante, não só por ser Páscoa, mas também por ser a retomada das visitas que fizemos aqui na Santa Casa após essa segunda onda de pandemia, onde todas as visitas precisaram ser suspensas novamente. Então, estar aqui na Páscoa retomando o nosso trabalho é um presente, não só para os pacientes, mas para mim, já que conseguimos alegrar não só as crianças como também os pais e funcionários que trabalham aqui, foi uma manhã prazerosa e diferente do que estamos acostumados a fazer”, explica o Capitão América.
Por outro lado, quem esteve pela primeira vez participando de um evento desse tipo na Santa Casa de Poços foi o violinista João Paulo Silva Gregório. Ele foi convidado pela Dra. Bárbara e ficou feliz em poder levar música a esse evento de páscoa no Hospital.
“Foi um momento muito legal e gratificante poder trazer um pouco de música para alegrar esses pacientes aqui da Pediatria. A música engrandece a alma e é muito bom para mim estar realizando esse projeto aqui hoje. É a primeira vez que eu estou realizando este tipo de trabalho aqui na Santa Casa, é muito gostoso e pretendo fazer mais vezes“, revelou o músico.
A turma de voluntários que fez a festa das crianças da pediatria nessa Páscoa. Da esquerda para direita: o recreador e cosplayer Francisco Alves Júnior, o “Chico Rogers”, que desde 2019 mantém um projeto no hospital vestido de Capitão América; a técnica em enfermagem do PSF da Regional Leste, Aline Nuevo da Silva que, por iniciativa própria, se vestiu de unicórnio e doou bichos de pelúcia para os pacientes; o gerente de acolhimento da Santa Casa, Fabrício Aldrei, que pelo segundo ano foi o coelho oficial do Hospital e o violinista João Paulo Silva Gregório, que levou a música para esse momento tão especial
Equipe da Santa Casa durante o evento GAPE, na capital paulista. Da esquerda para a direita: a enfermeira da Qualidade, Jéssica Daleffi; a coordenadora de enfermagem do Pronto-Socorro, Daniela Aparecida Cruz Nascimento; a médica intensivista da UTI adulto, Dra. Natália Nacarato; a coordenadora de enfermagem NHE, Stéfanie Nogueira e a enfermeira da Gestão de Leitos, Dayane Elise Borges Inácio