Aconteceu na manhã da última terça-feira, 11, o tradicional desfile de Outubro Rosa do Grupo de Apoio ao Paciente Oncológico (Gaapo), que voltou após dois anos de pandemia e emocionou pacientes, acompanhantes e toda a equipe multidisciplinar da Unacon.
O evento foi aberto pelo médico mastologista da Unidade, Dr. Ricardo Laier, que deu uma palavra positiva para as pacientes, falou sobre a evolução do tratamento ao câncer de mama e as grandes chances de recuperação.
Também falaram aos pacientes o enfermeiro Guilherme Tavares, Responsável Técnico pela Unacon e a presidente do Gaapo, Claudia Regina Gomes Rocha, que destacou a importância desse contato para que as enfermas saibam que não estão sozinhas, que há uma equipe multidisciplinar que funciona muito bem na Unacon e tem todo suporte do Gaapo.
“A gente já fazia antes esse desfile como uma forma de trazer um momento para elas no Outubro Rosa. Aqui não é um ambiente onde falamos de prevenção, é um ambiente de tratamento, de diagnóstico, mas é importante também que elas se sintam acolhidas, que possam levar informações para outras mulheres na qual elas convivem”, explica Claudia.
O desfile contou com sorteio de brindes e uma decoração para lá de especial feita pelas voluntárias do Gaapo. Foi feito também um painel com fotos das profissionais da Oncologia, que trabalham na Quimioterapia, Ala Oncológica e Unacon.
“As pacientes receberam maquiagem através das voluntárias que vieram aqui nos ajudar, podendo proporcionar para elas um pouco de autoestima, mostrar que elas podem continuar se olhando no espelho, se achando bonitas, continuar com seus sonhos, porque o câncer não nos define, não é porque a gente têm um diagnóstico oncológico, que estamos fazendo o tratamento, que a nossa vida passa a ser só isso. Então, viemos falar do cuidado da mulher e como ela pode ainda se sentir bem apesar do tratamento”, completa a presidente do Gaapo.
A paciente Maria Clara Petreca, de 27 anos, foi diagnosticada com câncer de mama há 5 meses e acha muito importante eventos como esse para trazer mais esperança durante o tratamento.
“Quando recebemos a notícia que estamos com câncer, o nosso chão cai, mas, não é desse jeito. Como o Dr. Ricardo Laier colocou, os tratamentos estão muito evoluídos, então é mais fácil passar por esse processo, que é um processo difícil, mas você pode passar por ele com leveza. Então, o Gaapo traz isso para a gente, a leveza, a questão da maquiagem, eu também cortei o cabelo , enfim, tudo muda, tudo fica diferente. A gente sorri, a gente se diverte. Então, faz se tornar leve a caminhada. E sempre pensar que é só uma fase, eu tenho dito isso para mim todos os dias, é só uma fase e vai passar”, confia Maria Clara.
Doação
Durante o evento, o Gaapo também realizou a entrega de uma TV doada pelo Grupo para a sala de Quimioterapia do Hospital e também dois novos aparelhos de pressão, que chegam para substituir os aparelhos que foram furtados da unidade há alguns meses.
O vice-provedor da Santa Casa, Marcos de Carvalho Dias, que atualmente ocupa o cargo de superintendente interino da Irmandade, agradece em nome do Hospital essa bela parceria com o Gaapo.
“O Gaapo é um grande parceiro da Santa Casa em todas as ações assistenciais para esses pacientes que estão passando por um momento tão difícil de suas vidas. Vamos continuar contando com o apoio do Gaapo porque eles são fundamentais. São pessoas que já passaram por esse problema e, como eles sentiram na pele, eles têm muita disposição em ajudar a Santa Casa”, destaca Marcos.
“A Santa Casa conta com apoio de grupos como o Gaapo e também do poder público. Nós contamos com a colaboração da Secretaria Municipal de Saúde e também o grande apoio do Prefeito, que conseguiu uma verba em Brasília no início do ano para a primeira fase da construção do nosso Cetas, o Centro de Tratamento de Alta Complexidade em Oncologia e Nefrologia, que já está sendo construído na frente do Pronto Socorro da Santa Casa e esperamos inaugurar até novembro do ano que vem”, finaliza o vice-provedor da Santa Casa.