No próximo dia 27, com largada marcada para às 8h, em frente ao Makai Beach Tennis e Sports, no Jardim Florença, acontece a 2ª Corrida Nossa Santa Casa. A prova tem expectativa de receber 470 atletas, divididos nas modalidades: corrida de 13km (Trail Run), corrida de 6km (estrada de terra), caminhada de 6km e Corrida Kids.
A prova, que tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e da Secretaria Municipal de Esportes, é totalmente beneficente e terá toda a verba arrecadada com as inscrições revertida para a reforma e para a troca das poltronas da Hemodiálise, que já estão muito desgastadas pelo tempo de uso.
A enfermeira responsável Técnica da Hemodiálise, Josimara Marques, explica que há no Setor uma média de 120 pacientes dialíticos, que realizam o tratamento três vezes por semana, ficando em cada sessão quatro horas sentados na poltrona.
“Hoje nós temos 23 pontos de diálise, cada ponto de diálise consegue atender seis pacientes, já que são seis turnos de diálise. Essas poltronas precisam ser reclináveis caso o paciente venha passar mal, ter uma hipotensão, então, a gente tem que deitar a poltrona, precisa ser uma poltrona específica, que sai no valor de R$3 mil cada poltrona. Por isso nossa dificuldade de conseguir trocar todas de uma vez”, conta Josimara, que relata ainda que a maior queixa dos pacientes atualmente é em relação às poltronas.
“Essas poltronas estão bem usadas, algumas com quase 10 anos de uso e, como é uma cadeira que é usada diariamente durante três turnos de diálise, elas acabam desgastando, aí o paciente sente dor no corpo, dor na coluna… é desconfortável, algumas não estão mais deitando. Então, a compra de poltronas novas vai trazer um conforto maior para os pacientes. A gente queria convidar a população a participar dessa corrida, que vai ser em prol da reforma das poltronas e vai beneficiar muitos pacientes”, completa a enfermeira Nefrologista.
Com 67 anos, Antônio Pedro da Silva já faz Hemodiálise há 23 anos e passa grande parte da sua vida nessas poltronas, por isso, ele faz o apelo para que as pessoas participem da corrida e ajudem essa causa.
“As cadeiras nossas estão muito ruins, da dor na coluna, são quatro horas que a gente fica aqui, três vezes por semana, com desconforto. Pedir para o pessoal participar da corrida para que a gente tenha uma cadeira mais confortável”, diz o paciente.
A provedora da Santa Casa, Célia Maria de Souza, que também é responsável pelo SOS Santa Casa, que está realizando a corrida, também faz o apelo em nome dos pacientes da Hemodiálise.
“Em parceria com a Associação Voluntários Amigos da Santa Casa, o SOS Santa Casa, nós estamos realizando a 2ª Corrida da Santa Casa e o que eu quero nesse momento é convidar as pessoas amigas da Santa Casa, as pessoas da cidade que gostam de participar de eventos esportivos. Será um evento muito importante, que além da pessoa passar horas agradáveis, em meio a natureza, será em benefício dos pacientes de Hemodiálise, já que precisamos trocar as poltronas que estão muito deterioradas. Estou convidando a todos que participem com a gente. Que as pessoas cooperem conosco para que a gente troque as poltronas da Hemodiálise, esse é o pedido que estou fazendo”, fala dona Célia.
A 2ª Corrida Nossa Santa Casa é uma realização da Santa Casa de Poços de Caldas em parceria com a Associação de Voluntários Amigos da Santa Casa (SOS Santa Casa), com patrocínio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e da Secretaria Municipal de Esportes.
O evento conta com o apoio da: @drogariaaraujo , @ciop_clinica @ortoptrauma_ @universidadedotransito @grupoformat_ @uniodontopocosdecaldas @makai.bt @apz_contabilidade @zoodasaves @casasaojuliaotintas @cristaiscadoro e Unimed Poços