No último dia 15, a equipe multidisciplinar da Santa Casa recebeu a visita de duas representantes da empresa 3M que realizaram uma palestra sobre tratamento de feridas, trazendo exemplos da prática clínica baseada em estudos científicos.
Quem ministrou o treinamento foi a enfermeira consultora técnica da 3M, Jesuane Aparecida Pereira Dias, e a especialista clínica da empresa, Mariley Névoa Moraes,que destacou que foi trazido para a Santa Casa o que existe de mais atual em práticas clínicas e tecnologias para o tratamento de feridas.
“Há uma incidência relevante de feridas na população, como pacientes diabéticos e pacientes internados em UTI. Essas lesões iniciam pequenas, mas podem ir aumentando, caso não haja um cuidado específico”, explica Mariley.
“Alguns pacientes possuem um risco maior de desenvolvê-las como, por exemplo, pacientes obesos, idosos e pacientes imunossuprimidos. E nós, que somos enfermeiros, sabemos que, dentro dos hospitais, existem equipes multidisciplinares que prezam pela prevenção e cuidado específico. Por isso, nos preocupamos em apresentar as melhores práticas com a tecnologia mais atual do mercado”, completa a representante da 3M.
Quem ministrou o treinamento foi a enfermeira consultora técnica da 3M, Jesuane Aparecida Pereira Dias, e a especialista clínica da empresa, Mariley Névoa Moraes
A enfermeira Aline Campedelli, responsável pelo Núcleo de Educação Permanente da Santa Casa, destaca a importância desse tipo de atualização. “A equipe do Núcleo de Educação Permanente da Santa Casa enfatiza a importância crucial das ações educativas voltadas para a avaliação de diferentes tipos de curativos e tratamento de feridas, especialmente quando direcionadas à equipe multiprofissional. O conhecimento adquirido acerca das técnicas inovadoras e sua aplicação prática asseguram a adoção das melhores práticas no que diz respeito à assistência segura proporcionada aos pacientes”, explica a enfermeira.
A equipe da Santa Casa durante o treinamento
Equipe da Santa Casa durante o evento GAPE, na capital paulista. Da esquerda para a direita: a enfermeira da Qualidade, Jéssica Daleffi; a coordenadora de enfermagem do Pronto-Socorro, Daniela Aparecida Cruz Nascimento; a médica intensivista da UTI adulto, Dra. Natália Nacarato; a coordenadora de enfermagem NHE, Stéfanie Nogueira e a enfermeira da Gestão de Leitos, Dayane Elise Borges Inácio