Como de costume, o físico especializado em radiodiagnóstico, Roberto Giglioti, da SP Rad, de Ribeirão Preto, esteve na Santa Casa para fazer o controle de qualidade, teste de fuga, laudo radiométrico e teste de constância de todos os aparelhos do Centro de Imagem e Centro Cirúrgico.
Roberto esteve na quarta e na quinta da semana passada, 29 e 30 de dezembro, para esse que foi o oitavo ano consecutivo realizando esse trabalho. “O grande ponto importante de nosso trabalho aqui é garantir a segurança e a proteção radiológica dos colaboradores e dos clientes. A Santa Casa investir nisso é um diferencial para a instituição, sabendo que todos que vêm fazer exame aqui e os colaboradores já estão protegidos e têm segurança para executar o seu trabalho. Acho que esse é o ponto importante que temos que levantar e realmente parabenizar a Santa Casa por manter essa parceria com a gente. Esse trabalho é um trabalho que tem uma continuidade, então, sempre manter o mesmo parceiro faz com que tenhamos o conhecimento de como a Santa Casa trabalha, dos equipamentos, nós já conhecemos os colaboradores e isso facilita nosso trabalho e dá uma continuidade, o que é um diferencial para a instituição também”, explica Roberto.
O físico destaca que, após os testes, foi constatado que os equipamentos estão dentro dos padrões estabelecidos. “Vistoriei todos os equipamentos que são emissores de radiação ionizante e a grande novidade também com a nova RDC 611 que foi a necessidade agora de verificar a qualidade de imagens dos ultrassons, que também estão passando por controle de qualidade. Para a parte de ultrassom não se aplica a parte de proteção radiológica, porque é radiação não ionizante. E nos de radiação ionizante a gente verifica tanto a parte do teste de constância quanto a parte de radiação de fuga, levantamento radiométrico dos ambientes, das salas. Então, fazemos o teste de constância que obrigatoriamente tem que fazer uma vez por ano, uma quantidade de testes que são elencados lá na RDC 611”, finaliza Roberto.