Nesta segunda-feira, 23, a capela da Santa Casa de Poços completa 57 anos e, para comemorar a data, neste domingo, 22, às 8h, será realizada uma missa em ação de graças com a presença das Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração, que dedicaram muitos anos de serviço à nossa Santa Casa.
A história da Capela da Santa Casa, dedicada à Nossa Senhora das Dores, é um testemunho de fé e solidariedade que remonta ao ano de 1963, um ano após a inauguração do atual edifício do Hospital. Naquela época, as Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus desempenhavam um papel fundamental não apenas na vivência religiosa, mas também nas obras assistenciais da instituição.
“Madre Eugenia, uma verdadeira heroína religiosa, sob a orientação do engenheiro Dr. David Benedito Ottoni, empreendeu esforços incansáveis junto à comunidade para arrecadar os recursos necessários à construção da Capela. Finalmente, em 23 de outubro de 1966, a Capela foi inaugurada com uma solene missa presidida por Monsenhor Carlos Henrique Neto”, conta a provedora da Santa Casa, Célia Maria de Souza.
Desde então, a Capela tornou-se um símbolo de devoção para a comunidade, bem como para os funcionários e médicos do Hospital. Com a criação da Paróquia de São Domingos, em 1968, a Capela passou a fazer parte da nova paróquia, com a coordenação ainda sob responsabilidade das Irmãs Apóstolas, enquanto elas permaneceram em Poços de Caldas.
“No final de 2019, fortes chuvas assolaram Poços de Caldas, causando danos ao forro, telhado e bancos da Capela, levando à interdição do local pela Diretoria do hospital por motivos de segurança. Nesse momento crítico, membros da Associação Voluntários Amigos da Santa Casa uniram esforços e promoveram campanhas junto a frequentadores, empresários, entidades de classe, Receita Federal e com a colaboração da imprensa local. Graças a essas ações, as reformas da Capela foram realizadas, e em 12 de outubro de 2021, em meio à fragilidade causada pela pandemia, uma bênção especial foi conduzida pelo Padre Hiansen Franco, marcando o reinício das atividades da Capela”, relata Célia.
Atualmente, com a transferência do Padre Hiansen Franco para a Reitoria do Seminário de Pouso Alegre, a capela conta como orientadores e celebrantes o Padre Francisco e o Padre Guaraciba, vindos de São Sebastião do Paraíso, MG.
“A Capela da Santa Casa continua sendo um refúgio de oração, onde buscamos bênçãos para todos os irmãos que enfrentam fragilidades de saúde e aqueles que buscam um caminho de paz, sempre confiando na proteção de nosso Médico Maior, que nunca abandona seus fiéis”, finaliza a provedora da Santa Casa.