Nesta quarta-feira (15), a Prefeitura lançou o programa “Saúde Fila Zero”, o maior programa de saúde já realizado para zerar filas de espera de consultas, exames e cirurgias no município que foram represadas durante a pandemia da COVID-19.
Com o Saúde Fila Zero todos os procedimentos represados até dezembro de 2022 serão realizados durante o ano de 2023, colocando em dia uma fila que, em alguns casos, passa de 5 anos. São mais de 50 mil procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias.
Junto com outros parceiros, como o Hospital Santa Lúcia, a Santa Casa terá papel fundamental para o programa, já que a Irmandade receberá grande parte dos procedimentos represados.
A Santa Casa de Poços esteve representada no evento por sua provedora, Célia Maria de Souza, pelo vice-provedor, Marcos de Carvalho Dias, pelo membro da Irmandade Paulo Roberto Monteiro, pelo seu diretor técnico, Dr. Renan Vicente Starling Braga, pela diretora assistencial, Josiane Celis, pelo diretor administrativo-financeiro, Fábio Augusto Alves,pelo diretor clínico, Dr. Daniel Simão Incrocci, pela médica da Maternidade, Dra Mayra Cristina Ferreira Araujo e pelas enfermeiras Rosane Raquel Leme e Maria Valéria Baptista.
O vice-provedor da Santa Casa, Marcos Carvalho Dias, foi o convidado da Instituição a fazer parte da mesa e falou sobre a parceria entre a secretaria e a Irmandade. “Nos comprometemos que a Santa Casa fará o melhor pela população. Pela primeira vez a prefeitura lança um projeto dessa magnitude e só essa gestão poderia pensar e colocar em prática. A tabela do SUS remunera muito mal os procedimentos, o hospital e os médicos que compõe uma cirurgia. A prefeitura de Poços se dispôs pagar 6x a tabela SUS para fazermos com que os nossos profissionais deem conta dessa jornada. Agradecemos a disposição para contribuir com a Santa Casa e também com a equipe médica que receberá seus honorários no mês seguinte da realização dos serviços. Ficamos felizes em contribuir com essa ação e de zerar essa fila de espera,” disse Marcos.
Durante a apresentação, o secretário de Saúde Thiago Mariano falou sobre a ideia no programa. “O lançamento do programa é um grande esforço da prefeitura para solucionar as filas de procedimentos em saúde pública. Durante a crise de 2018 e 2019 muita gente era usuário do sistema particular e devido à dificuldade financeira migraram para o SUS, sobrecarregando a demanda excessiva e o sistema teve dificuldade de absorver, pra piorar tivemos a COVID-19 que represou quase durante dois anos os procedimentos eletivos, o que gerou uma grande demanda a nível nacional. Desde que assumimos a secretaria, trabalhamos intensamente para trazer tratamento para quem está doente, então surgiu o ‘Fila Zero”, que será muito importante e envolverá não só recursos financeiros, mas também recursos humanos de profissionais de saúde para atender a demanda”, falou o secretário.
O prefeito Sérgio Azevedo ressaltou que a parceria entre público e privado será muito bem-vinda para que o programa flua da melhor maneira. “Nós já realizamos algumas metas, mas agora seguimos com esse novo desafio. Nesse momento, precisamos unir forças para que possa acontecer, nós vencemos a pandemia com o esforço de todos e agora para que os procedimentos represadas possam seguir também contamos com o apoio de toda a população e empresas parceiras. Estamos focados para resolver esse problema, e, com certeza, essa iniciativa será um exemplo para o Brasil”, afirmou o prefeito.
Para melhor acompanhamento das informações, será disponibilizado um hotsite do projeto que poderá ser acessado através do link : https://pocosdecaldas.mg.gov.br/filazero/ , que conterá um cronograma de realização dos procedimentos por especialidades, além de atualização semanal dos resultados.