O dia 7 de abril é o Dia Mundial da Saúde e o dia 28 de abril é o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho. Por isso, foi escolhido o mês de abril para ser o mês da prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, o chamado Abril Verde.
Neste ano, com o apoio do setor de Segurança do Trabalho (Sesmt), a CIPA da Santa Casa realizou a campanha do Abril Verde, ressaltando a importância do trabalho em grupo. “Percebemos que trabalhando em grupo e tendo um boa relação interpessoal, consequentemente, o número de acidentes de trabalho diminui consideravelmente. Nossa campanha foi representada por uma árvore, que significa vida e todos os ciclos em que passamos. O intuito foi que todos os colaboradores marcassem suas digitais com tinta verde, formando então a copa da árvore, demonstrando o trabalho em equipe. A cor verde simboliza a campanha e também a segurança no trabalho. Ao final, entregamos aos colaboradores um pequeno mimo, um bombom com uma mensagem, em forma de agradecimento ao trabalho e dedicação para com nossa instituição”, explica a psicóloga Amália Poloni Bruzadelli, que é presidente da CIPA 2022.
“Quero fazer um agradecimento especial ao pessoal do setor de Manutenção, principalmente ao funcionário Dinaldo, que foi quem ajudou a gente a fazer a árvore”, completa Amália.
O técnico em segurança da Santa Casa, Gustavo Giamarim, destaca que a campanha Abril Verde visa mobilizar os trabalhadores sobre a importância da segurança do trabalho na prevenção de acidentes ou doenças adquiridas em razão do trabalho.
“No hospital a prevenção se faz necessária diante da exposição dos profissionais aos variados riscos ocupacionais e situações causadoras de acidentes em geral. Os profissionais da área da saúde, em especial os da enfermagem (que compõem mais da metade do quadro de funcionários da instituição), são os que mais têm sofrido acidentes de trabalho e, diante disso, a CIPA juntamente com o SESMT, elaboraram esta campanha para reforçar a nossa preocupação com o bem estar, saúde e segurança dos nossos profissionais”, diz Gustavo Giamarim.